Autismo: desafios para a inclusão - Banco de redações


Autismo: desafios para a inclusão

Enviada em: 10/08/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na obra de David Shore,” The good doctor”, acompanhamos a trajetória de Shaun, um jovem médico com autismo, (Ponto final) A série mostra Shaun indo trabalhar em um famoso hospital, e suas dificuldades para provar as suas capacidades para os seus colegas e superiores. Infelizmente (Vírgula) a sociedade trata cidadãos como o Shaun (Vírgula) que possui o “Transtorno do Espectro Autista” ou “TEA” (Vírgula) como pessoas sem capacidades para fazer tarefas comuns do cotidiano, porém, (Sem vírgula) a série prova exatamente o contrário, mostrando-o se sobressaindo como médico, e se tornando um cirurgião prestigiado no hospital. (Reestruture a discussão e formule a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, faz-se necessário analisar historicamente a falta de empatia que a sociedade tinha com as pessoas que eram julgadas pela mesma  (Use quando houver ideia de igualdade) como diferentes, como os cidadãos com deficiência motora e psicológica, (Ponto final) Infelizmente (Vírgula) um resquício dessa antipatia ainda se mantém na mente de uma pequena parte da população atual. Porém alguns órgãos brasileiros ajudam as famílias que têm algum membro autista, com ajuda financeira, educação ou até moradia. (Reestruture as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, também faz-se importante analisar a dificuldade das pessoas com TEA em relação à educação, bons avanços foram feitos com o amadurecimento do campo da Educação Especial com uma visão inclusiva, porém, apenas unificar as instituições de ensino publico com o Ensino especial não é o bastante, as instituições públicas têm a fama de não dar atenção individual suficiente para os alunos habituais, além disso, é importante apontar a dificuldade dos profissionais de ensino para elaborar uma aula que supra as necessidades de todos os alunos. (Reestruture as discussões apresentadas)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) ​​​​​​​Assim, vê-se que o maior problema é a falta de consideração e zelo da parte da população e do governo, tanto no âmbito social, quanto na falta de oportunidades disponibilizadas para os cidadãos portadores da condição. A solução que melhor atende as necessidades de todos envolvidos é a divulgação de mensagens de aceitação de pessoas diferentes, não só em relação aos autistas, mas sim, (Sem vírgula) para todas as diferenças e o melhor investimento do governo na área de Educação Especial. Podemos também nos inspirar em algumas empresas como o Mc Donald, que proporciona vagas singularmente para pessoas com autismo, que, diga-se de passagem, são muito bem tratadas em seus respectivos cargos. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


Reestruture e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200