Para a pensadora Hannah Asendt (Dois pontos) “a essência dos direitos humanos é o direito a ter direito”. No entanto, muitos indivíduos com autismo, no Brasil, não usufruem plenamente desta garantia ao sofrerem exclusão social. Isso ocorre, (Sem vírgula) pois são rodeados de preconceito e, também, existem informações vagas sobre. (Melhore a contextualização do tema)
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, vale ressaltar que está cada vez maior o número de déficit (Melhore a construção dessa ideia). Segundo o Inep (Desenvolva a sigla), em 2019, houve entorno de 240 mil indivíduos matriculados a mais nas escolas do país, comparando aos anos anteriores. Sob esse aclive é possível visualizar que, apesar de uma parcela significativa da população conviver com alguém que há está patologia, ainda são disseminadas variadas formas de preconceito. Esse processo fortalece a ideia de que integrantes deste grupo social não são capazes de viver em sociedade. (Reestruture as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a falta de conhecimento torna a sociedade despreparada para lidar com portadores. Nesse sentido, a série da plataforma Netflix (Vírgula) “Atypical”, mostra as peculiaridades de viver com o autismo de uma maneira leve e com humor. A série é exemplo desse grupo na cinematografia, falando sobre adversidade (Reestruture essa ideia). Assim, demonstrando em cenas que, (Sem vírgula) o autor após possuir o diagnóstico tem algumas limitações em relação a vida social. Sendo assim, esse processo agrava os estereótipos contra essas pessoas, pois eles se sentem rejeitados. (Reestruture as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, fica imprescindível que a mídia conceda conhecimento sobre o transtorno e, também, como conviver com pessoas portadoras, por meio de comerciais televisivos e publicações nas redes sociais, a fim de formar cidadãos informados. Desse modo, o povo brasileiro estará ciente e a exclusão de indivíduos com autismo não será uma realidade no Brasil. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Melhore a apresentação das discussões. Delimite e explore os argumentos com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |