Gênios não compreendidos - Banco de redações


Autismo: desafios para a inclusão

Enviada em: 02/08/2021

Status:

Corrigida
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Na série de "The Good Doctor", o protagonista, médico, é portador do transtorno autista. E, apesar de ser um ótimo profissional, acaba tornando-se um gênio não compreendido pelas pessoas ao seu redor não saberem lidar com sua condição. Por isso, faz-se necessário uma debate acerca dos ´principais desafios para a inclusão de autistas no mercado de trabalho atual. (Sem ponto final) e o preconceito com essas pessoas. (Cuidado com o tangenciamento. Reestruture as discussões)

(Melhore a estratégia coesiva) Pode-se mencionar que é alarmante os casos, (Sem vírgula) onde pessoas portadoras de autismo são excluídas, taxadas como incapazes, e desprezadas, isso, (Sem vírgula) pela ignorância e falta de conhecimento das pessoas. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o autismo acomete cerca de 2 milhões de pessoas no mundo.Com números que crescem cada dia mais (Vírgula) necesstia-se que a sociedade esteja preparada para acolher estas pessoas. (Reestruture as discussões apresentadas)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, vale ressaltar que nas escolas, (Sem vírgula) o preconceito é ainda maior, pois, (Sem vírgula) os educadores, alunos e funcionários não sabem lidar com jovens e crianças com autismo, oque  o que dificulta a incersão  inserção destes no meio escolar, deixando-os frustados, e muitas vezes com medo do ambiente escolar, causando evasão. (Argumentação limitada. Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, os desafios para combater o autismo ainda são presentes, (Ponto final) Cabe ao Ministério do Trabalho (Muito bem. Apresentou o agente)(Sem vírgula) promover mais vagas (Especifique-as) para pessoas com transtornos e o Ministério da Educação promover palestras nas escolas com psicológos preparados para explicar aos alunos e professoras oque de fato é o autismo e como lidar com essas pessoas, assim melhorando a convivência e diminuindo os desafios que ainda persistem nos dias atuais. (A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Senti falta de um projeto de texto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200