70 milhões de pessoas têm autismo no mundo e 2 milhões estão no Brasil. Percebe-se que se não são poucos e com isso acaba tendo um desafio de inclusão dentro da sociedade, e também acaba tendo (Use outra estratégia coesiva para evitar repetição) inexperiência que acabam resultando na exclusão social vivenciados por esses indivíduos, que muitas vezes são ofendidos com as palavras "anormais" ou "mentalmente atrasadas". (Reestruture as discussões iniciais)
(Melhore a estratégia coesiva) A sociedade vê o autista como alguém de intelecto inferior, e por conta disso o exclui socialmente. No entanto, esse pensamento prova-se equivocado, uma vez que, na maioria dos casos, a maior dificuldade do autista concentra-se apenas na comunicação. Na série americana "The Good Doctor" é possível ver a ocorrência dessa discriminação, pois conta a história de um médico autista que busca provar que é tão intelectualmente capaz quanto os médicos considerados "normais". Ao longo da trama, ele prova-se ser mais capacitado do que todos os médicos que o subjugaram, apesar de sua comunicação debilitada. (Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Outro fator existente apresenta-se no fato de a população não saber lidar com quem sofre essa síndrome, (Ponto final) Com isso as pessoas acabam agindo com ignorância (Vírgula) pois, (Sem vírgula) não tem conhecimento. Isso fica evidente, como por exemplo nas escolas que não abordam o tema autismo com as crianças, que acabam evitando os colegas com essa síndrome por falta de instrução (Vírgula) logo, acabam não sabendo como agir. (Argumento limitado)
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, fica evidente que medidas precisam ser tomadas para resolver a problemática supracitada. É essencial que o Ministério da Educação faça palestras e discussões sobre o autismo nas escolas e faculdades, a fim de informar mais a população sobre o assunto, causando o aumento da inclusão social. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Evite uma argumentação limitada. A abordagem do tema está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |