Os desafios que os autistas passam na sociedade. - Banco de redações


Autismo: desafios para a inclusão

Enviada em: 10/08/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

70 milhões de pessoas têm autismo no mundo e 2 milhões estão no Brasil. Percebe-se que se não são poucos e com isso acaba tendo um desafio de inclusão dentro da sociedade, e também acaba tendo  (Use outra estratégia coesiva para evitar repetição) inexperiência que acabam resultando na exclusão social vivenciados por esses indivíduos, que muitas vezes são ofendidos com as palavras "anormais" ou "mentalmente atrasadas". (Reestruture as discussões iniciais) 

(Melhore a estratégia coesiva) A sociedade vê o autista como alguém de intelecto inferior, e por conta disso o exclui socialmente. No entanto, esse pensamento prova-se equivocado, uma vez que, na maioria dos casos, a maior dificuldade do autista concentra-se apenas na comunicação. Na série americana "The Good Doctor" é possível ver a ocorrência dessa discriminação, pois conta a história de um médico autista que busca provar que é tão intelectualmente capaz quanto os médicos considerados "normais". Ao longo da trama, ele prova-se ser mais capacitado do que todos os médicos que o subjugaram, apesar de sua comunicação debilitada. (Reestruture a discussão apresentada)

(Boa estratégia coesiva) Outro fator existente apresenta-se no fato de a população não saber lidar com quem sofre essa síndrome, (Ponto final) Com isso as pessoas acabam agindo com ignorância (Vírgula) pois, (Sem vírgula) não tem conhecimento. Isso fica evidente, como por exemplo nas escolas que não abordam o tema autismo com as crianças, que acabam evitando os colegas com essa síndrome por falta de instrução (Vírgula) logo, acabam não sabendo como agir. (Argumento limitado)

(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, fica evidente que medidas precisam ser tomadas para resolver a problemática supracitada. É essencial que o Ministério da Educação faça palestras e discussões sobre o autismo nas escolas e faculdades, a fim de informar mais a população sobre o assunto, causando o aumento da inclusão social. (A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


Evite uma argumentação limitada. A abordagem do tema está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200