oportunidades e inclusão - Banco de redações


Autismo: desafios para a inclusão

Enviada em: 10/08/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A série de televisão “O bom doutor” tem como protagonista o personagem Shawn, um médico que convive com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), uma alteração neurológica que o faz enfrentar uma negação por parte de outros médicos e pacientes. No programa, quando oportunidades e apoio são oferecidos, o personagem se vê capaz de mostrar seu valor e alcançar suas metas apesar das dificuldades que inicialmente enfrentou. Além da ficção, muitas pessoas do  com o espectro autista ainda sofrem por não serem devidamente incluídas em seus ciclos sociais, consequência da falta de oportunidades justas e a ausência de apoio. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) A princípio, é possível analisar a frase “Todos são gênios, mas se você analisar um peixe por sua capacidade de subir em árvores, ele passara a vida toda se achando estúpido”, dita pelo cientista e filósofo Albert Einstein, defendendo a ideia de que é impossível julgar pessoas diferentes sem lhes dar as mesmas condições, já que seria algo injusto. Quando relacionamos essa tese com a realidade dos autistas, entende-se que os problemas de inclusão ocorrem quando se espera os mesmos resultados da população com TEA e outros tipos de pessoas, não levando em consideração o fato de que os autistas enfrentam impasses diferentes e que necessitam de auxílio especial em determinadas situações. (Delimite as discussões)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é necessário entender que apesar de alguns lugares, como escolas e ambientes de trabalho, afirmarem seu apoio à sociedade autista, muitos não conseguem diferenciar os conceitos de igualdade e equidade, tendo em vista que igualdade é a ideia de dar as mesmas chances a pessoas semelhantes, porém equidade é dar chances justas para a realidade de pessoas diferentes, conceito esse que deveria se aplicar para facilitar a inclusão dos autistas, mas que na prática não ocorre. (Reestruture as discussões)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para resolver o dilema. Segundo o filósofo Paulo Freire, “Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor”. Evidencia-se então que as mudanças devem ocorrer no aspecto educacional. O Ministério da Educação em conjunto com as escolas públicas devem trabalhar em um projeto que apresente a maneira e a importância de incluir pessoas com TEA no cenário escolar e social, por meio de palestras, vídeos, entrevistas e oficinas didáticas, voltadas para as crianças, para que aqueles do com espectro autistas possam ter justiça e mostrar seu valor, assim como Shawn foi capaz de fazer. ​​​​​​​(Faltou apresentar o detalhamento)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200