Realidade Brasileira do Autismo. - Banco de redações


Autismo: desafios para a inclusão

Enviada em: 20/08/2021

Status:

Corrigida
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Os transtornos neurológicos estão mais presentes na sociedade e o autismo é um exemplo, o TEA – Transtorno do Espectro Autista – sempre existiu, mas o conhecimento avançado e os estudos especializados atuais sobre essa condição de saúde fazem com que ela (Quem?) se popularize e, mesmo não sendo algo de extrema facilidade de ser compreendido (Vírgula) existem muitas informações sobre. (Reestruture as discussões iniciais)

(Reveja a estratégia coesiva) O autismo possui algumas subdivisões e é caracterizado pela dificuldade na comunicação e comportamento, o que acaba criando inúmeros desafios para sua inclusão em qualquer âmbito social, dificuldades tanto para o autista quanto para as pessoas ao redor que não possuem o total preparo ou conhecimento. (Abordagem superficial do tema)

(Reveja a estratégia coesiva) As escolas são os locais em que nós podemos entender melhor a realidade da inclusão do autismo no Brasil, já que existem muitas crianças e adolescentes com a condição, e mesmo com suas diferenças no ensino, (Sem vírgula) a relação entre escola e alunos com TEA infelizmente são parecidas nas redes públicas e privadas. (Reestruture a discussão apresentada)

​​​​​​​(Reveja a estratégia coesiva) É comum pais com filhos autistas serem rejeitados ao tentar fazer uma matrícula em escolas públicas pelo fato de que não existem muitos profissionais com capacitação em atender esse tipo de aluno, que apesar de cada um ter sua particularidade eles precisam de um apoio, supervisão e atenção adequada. Em escolas privadas a realidade pode ser um pouco diferente, até tendo profissionais capacitados, mas muitas das vezes não entram no orçamento familiar da maior parte dos brasileiros (Reelabore essa discussão). Quando os alunos autistas conseguem ser matriculados parece que os desafios da inclusão acabaram, mas ainda vem o preconceito dos outros alunos, funcionários da escola e entre os pais de alunos, o que dificulta a vida da família e aprendizado do aluno portador do TEA. 

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Com isso, é possível analisar que o contexto atual em que vivemos está anos luz a frente de quaisquer Era ou Idade que a sociedade já esteve presente, porém existem muitas atitudes e preconceitos a serem batidos ainda. Para isso é necessário o conhecimento e a reflexão, que são base da nossa evolução histórica, ou seja, temos que levar em consideração as coisas que realmente importam, conhecendo mais a condição, apoiando instituições, movimentos e causas sociais, buscando os direitos do Autismo autista em relação ao Estado, proporcionando uma inclusão social que todos deveriam ter. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)

Comentários do corretor


Evite uma abordagem limitada do tema proposto. Delimite e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     640


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200