Comportamentos repetitivos. Déficit na fala, interação e na aprendizagem. São características diagnósticas do transtorno neurológico, clinicamente nomeado de Transtorno do Espectro do Autismo, o qual afeta milhões de brasileiros, sendo 1 em cada 50 crianças, conforme dados do Centro de Combate e Prevenção de Doenças (CDC). Paralelo a isso, os autistas enfrentam muitos desafios para a inclusão social, sendo necessário analisarmos dois principais problemas para a inserção: o despreparo profissional e a lacuna educacional. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, a inconsistência do diagnóstico e/ou a sua inexistência, que decorre do despreparo dos profissionais, se configura como um dos principais infortúnios. Segundo dados da Folha do Noroeste, cerca de 2 milhões de brasileiros são autistas , sendo que desses, 90% não é diagnosticado precisamente, mesmo com a Lei vigorada em 2012, que assegura o acesso à saúde, educação e proteção social a esses cidadãos (Melhore a apresentação dessa ideia). Posto isso, é visível a precariedade da assistência aos enquadrados nesse transtorno, tendo em vista que a falta do diagnóstico afeta a qualidade de vida do paciente, pois nos vários âmbitos sociais, as pessoas e os profissionais não têm conhecimento da necessidade, em diferentes níveis, de suporte que eles precisam, resultando na exclusão e no preconceito. Desse modo, é dever governamental sanar o desrespeito aos direitos imunizados pela Lei de 2012. (Reestruture as discussões apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) Posteriormente, a lacuna educacional representa um obstáculo na tentativa de introdução dos portadores ao fomentar a desinformação e o preconceito. De acordo com o artigo de Tatiane Calve, sobre a educação inclusiva de alunos autistas, cerca de 50% deles desistem ao chegar no ensino médio. (Ideias fragmentadas) Visto que, (Sem vírgula) professores despreparados por conta da ignorância, não podem dar a assistência requerida para esses alunos, o que resulta na educação precária para esses jovens, levando-os a deixar a escola por falta ou negação de suportes gerais. Ademais, não somente o desconhecimento a respeito do Transtorno ou do diagnóstico são causas desse cenário, mas também o preconceito infundado presente na sociedade brasileira e aumentado pela desinformação. Portanto, é necessário a criação de políticas com o intuito de formar profissionais qualificados para atender os portadores do espectro de maneira correta. (Reestruture as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Destarte, é imprescindível a resolução das problemáticas apresentadas, com o fito de possibilitar aos autistas a liberdade de viver bem e com qualidade. Sendo assim, é responsabilidade do governo federal e do Ministério da Educação (MEC), (Sem vírgula) promover (Muito bem. Apresentou o agente) a mudança do atual cenário (Muito bem. Apresentou a ação) por meio da inserção de matérias obrigatórias nas escolas (Muito bem. Apresentou o meio), focadas na explicação do Transtorno do Espectro do Autismo e na conscientização das crianças e adolescentes, como também incluir aulas completas e esclarecedoras sobre essa temática nos cursos superiores de áreas que abarquem o atendimento ao público, ambas com o intuito de melhor estruturar a prestação de auxílio aos autistas nos diversos meios sociais (Muito bem. Apresentou a finalidade). Cooperando então, (Sem vírgula) para a estruturação de um país inclusivo e respeitoso, com pessoas e profissionais informados e preparados para apoiar e proporcionar a saúde, educação e bem-estar da comunidade autista.
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Reestruture e explore os argumentos com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |