autismo 111 - Banco de redações


Autismo: desafios para a inclusão

Enviada em: 10/08/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O autismo, ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) (Vírgula) é uma condição neurológica que tem como característica o desenvolvimento diferenciado do cérebro, afetando as habilidades sociais e intelectuais do indivíduo. O TEA pode, no entanto, se manifestar de diversas formas, o que acarreta desafios para a inclusão social dos que possuem a condição. (Formule a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, destaca-se a dificuldade de compreender as diferentes formas de manifestação do autismo. Nesse sentido, as características mais conhecidas do TEA são apresentadas por homens, mas pouco se sabe acerca do autismo feminino. As mulheres são, por exemplo, mais propensas a camuflar os traços do transtorno, o que impede ou atrasa o diagnóstico. Por isso, é muito comum o sentimento de incompreensão e de solidão entre as pessoas dentro do espectro. (Abordagem tangencial do tema)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Além disso, a falta de preparo das escolas e de profissionais da educação para acolher os indivíduos neurodivergentes é um grande empecilho na adaptação social destas pessoas. Raras são as instituições aptas a receber crianças com TEA, que têm dificuldade de socialização e de aprendizado e necessitam de suporte especial, com atividades que não envolvam contato físico nem ambientes com ruídos altos. Ademais, é necessário o uso de materiais de estudo e métodos pedagógicos específicos, o que demanda a adaptação das escolas. (Reestruture a discussão apresentada)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Por fim, é necessário que o Poder Público invista recursos na área da educação, promovendo palestras com o tema, de forma a conscientizar a comunidade, capacitando professores e adequando estruturalmente as instituições, a fim de promover o desenvolvimento adequado de crianças dentro do espectro. Por outro lado, também é papel da família e da sociedade acolher e viabilizar a inclusão dessas pessoas, tratando-as com respeito e compreensão. ​​​​​​​(A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


Cuidado com uma abordagem tangencial. Delimite e explore as discussões conforme o tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 40 Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 40 Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 40 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     480


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200