A inclusão na contemporaneidade - Banco de redações


Autismo: desafios para a inclusão

Enviada em: 20/08/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na Antiguidade Clássica, rejeitar e abandonar crianças portadoras de deficiências físicas ou transtornos mentais era uma prática comum entre os povos gregos e romanos. Atualmente, por mais que esse hábito hediondo tenha desaparecido e a vida dos indivíduos com condições especiais esteja sendo mais valorizada, milhares de autistas ainda enfrentam sérias dificuldades de inclusão social no Brasil. Nesse contexto, é importante analisar a desqualificação dos profissionais e o preconceito como principais aspectos motivadores dessa problemática. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Convém ressaltar, a princípio, que a inexperiência, somada à falta de treinamento de muitos professores de Educação Especial, resultam na estagnação social e intelectual dos alunos. Segundo o filósofo Sêneca: “A educação exige os maiores cuidados, pois influi sobre toda a vida”. Nesse sentido, a capacitação de um corpo docente instruído e versado, capaz de assimilar as particularidades de cada sujeito, é indispensável ao desenvolvimento das capacidades cognitivas dos autistas. Tendo em vista os obstáculos na comunicação e interação social dessa parcela da sociedade, cabe aos orientadores auxiliarem e estimularem a socialização para com os colegas de classe, professores e funcionários. (Reestruture as discussões apresentadas) 

(Boa estratégia coesiva) Além disso, a utilização do autismo como um adjetivo pejorativo cria concepções discriminatórias que comparam o transtorno a doenças mentais mais graves, como a demência. De acordo com o filósofo Diderot: “A ignorância não fica tão distante da verdade quanto o preconceito”. De maneira análoga, depreende-se que um dos problemas da inclusão não está pautado no desconhecimento dos brasileiros acerca do distúrbio, mas sim em noções equivocadas que, além de denegrirem a imagem dos autistas e levarem muitos deles ao isolamento social, suscitam a difusão de informações falsas sobre o transtorno. (Explore a discussão com mais produtividade)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, diante o problema apresentado, faz-se inadiável a execução de medidas estratégicas capazes de promover a integração desses indivíduos na sociedade. Para tal, é papel do Ministério da Educação – órgão responsável pelas políticas educacionais – providenciar a qualificação dos profissionais da Educação Especial e elucidar o conceito de autismo, por meio de palestras e seminários webconferenciados para alunos e professores, a fim de que haja pleno desenvolvimento individual dos autistas e maior compreensão a respeito de todos os fatores que envolvem o distúrbio. Somente assim, ampliando a educação, será possível contrariar a moral greco-romana e valorizar toda e qualquer vida. (Muito bem. Apresentou a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200