Diante do crescente número de de matrículas de crianças e adolescentes com autismo em salas comuns no Brasil, fica evidente a existência de desafios para a inclusão desse grupo, tendo em vista, (Sem vírgula) a defasagem gerada por esse transtorno mental na interação social e a sociedade líquida vivenciada. (Reestruture a contextualização do tema)
(Boa estratégia coesiva) Inicialmente, pode-se observar que o TEA (Desenvolva a sigla) interfere em aspectos diretamente associados à sociabilização do indivíduo portador, como em sua comunicação e comportamento. Visto isso, criaram-se barreiras para a introdução dessas pessoas em diversos segmentos sociais, como (Vírgula) por exemplo, a escola, instituição essencial para a formação integral dos cidadãos (Explore essa discussão com mais clareza e produtividade). Contudo, revela-se indispensável a especialização dos educadores e o desenvolvimento de métodos que assegurem o acesso efetivo, da parcela mencionada, à educação.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, é possível analisar que outro obstáculo à integração dos diagnosticados autistas é o fato de viver-se se viver em uma sociedade líquida. (Ideias fragmentadas) Em que, segundo o sociólogo Zigmunt Bauman, é marcada pela volatilidade e vulnerabilidade das relações sociais. Esse contexto pode ser visualizado no preconceito da população direcionado aos que possuem o transtorno, escancarando uma falta de empatia consequente da liquidez das interações interpessoais. Dessa maneira, vê-se a necessidade de um processo de conscientização para a construção de um corpo social mais sólido. (Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Com isso, é de suma importância, (Sem vírgula) que o governo, representado por vereadores, senadores e deputados, criem leis, por meio do Poder Legislativo, para garantir a disponibilidade de professores capacitados para receber o ingresso de autistas nas escolas e a promoção de políticas de conscientização de todos, em relação a esse transtorno, destacando a relevância do altruísmo. (Ideias fragmentadas) Proporcionando, assim, uma maior qualidade de vida aos brasileiros. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Evite uma abordagem superficial do tema. Explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |