Para o sociólogo Hungria Karl Mannheim (Vírgula) do século xx XX, a educação influencia o comportamento dos indivíduos, a fim de enquadrá-lo aos padrões da sociedade. Sob essa máxima, aqueles indivíduos que não se enquadram aos padrões são excluídos, dando como exemplo os autistas (Vírgula) os quais são esquecidos, e não apenas no âmbito escolar (Vírgula) como também em outras esferas sociais. Nesse viés, no Brasil, a inclusão das minorias ainda é um desafio, principalmente, (Sem vírgula) para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Nesse sentido, é necessário analisar tal quadro, intrinsecamente ligado a aspectos educacionais e sociais. (Melhore a progressão de ideias)
(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, o Brasil ainda não conseguiu se desprender das amarras do passado aristocrático, do qual alguns podiam ser mais que outros. Isso se dá porque, ainda no século XXI, pessoas que se enquadram no modelo padrão imposto pelo grupo dominante são incluídos em todas as esferas sociais, enquanto aqueles que se encontram com alguma deficiência, como as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) são esquecidos e menosprezados. Diante disso, tal conjuntura resulta em uma realidade em que as instituições de ensino regular não estão preparadas, (Sem vírgula) para atender as necessidades desse grupo. Desse modo, a oferta de escolarização para todos, na perspectiva de inserir os alunos com necessidades educacionais especiais, tornou-se um dos grandes desafios da atualidade.
(Boa estratégia coesiva) Outro ponto relevante é o estigma que esses indivíduos sofrem, pois na maioria das vezes são vistos como desatentos, mal educados e sem capacidade alguma de interagir socialmente. Ademais, isso dificulta que pessoas portadoras de autismo entrem no mercado de trabalho, e, (Sem vírgula) consequentemente não são devidamente tratados (Melhore a relação entre as discussões). Apesar de haver algumas medidas (Vírgula) como a lei 12.764 (Vírgula) de 2012, mas, (Sem vírgula) isso talvez ainda seja um quadro insuficiente para a devida inclusão dessas pessoas com Transtorno do Espectro Autista no mercado de trabalho e isso lamentavelmente impede que esses cidadãos exerçam plenamente a sua cidadania. (Reestruture as discussões apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) Conclui-se, então, que os desafios da inclusão do autista, (Sem vírgula) ainda encontra entraves tanto nas áreas educacionais quanto sociais. Dessa forma, medidas mais eficientes devem ser tomadas. As escolas (Vírgula) como agente responsável pela formação intelectual das crianças e jovens (Vírgula) junto com o governo (Vírgula) possam promover (Muito bem. Apresentou e fez o detalhamento do agente) a adaptação da grade curricular (Vírgula) tornando-a mais flexível, dinâmica e possível de ampliação, além de também preparar os professores por meio de cursos e palestras, a fim de que possa atender realmente a todos os educandos de forma igualitária (Muito bem. Apresentou ação, meio e finalidade). Ademais, é preciso que o Poder Legislativo amplie a lei número 12.764/12 para elevar as oportunidades no mercado de trabalho e ainda aumentar a punição, nos casos em que as pessoas com as pessoas com Transtorno do Espectro Autista for discriminada ou impedida de exercer sua cidadania. Quem sabe, assim, seja possível sua inclusão no corpo social brasileiro.
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Em alguns momentos do texto falta clareza para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos e exercite a escrita para aprimorar os negativos.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |