Na série “Atypical” (Vírgula) exibida na Netflix, o personagem Sam Gardner é diagnosticado dentro do espectro do autismo. Apesar de Sam conviver com seus familiares e amigos, existem algumas limitações. Fora da ficção, é fato que a realidade semelhante de Sam pode-se se comparar com pessoas do espectro, que enfrentam os desafios para a inclusão e as dificuldades sociais e pessoais. (Reestruture as discussões iniciais. A sua ideia é boa)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, é importante destacar que mesmo com o avanço da sociedade, é evidentemente um tema que precisa ser explorado com mais detalhamento. No decorrer dos anos surgiram mitos que acarretaram o sofrimento dos indivíduos que possuem o transtorno, (Melhore o encadeamento das ideias) eram submetidos a “tratamentos” severos. A desinformação dos cidadãos, (Sem vírgula) e falta de conhecimento acabam distorcendo a percepção em relação ao autismo na comunidade. (Reestruture)
(Reveja a estratégia coesiva) Atualmente (Vírgula) temos um entendimento maior, embora que o tópico seja mais comentado, ainda existe a descriminação (Melhore a construção dessa ideia). As dificuldades de interação de autistas têm de muito ao fato de sofrerem uma espécie de preconceito por parte da sociedade, demonstrando uma estagnação do pensamento social. Embora ainda exista os desafios da convivência social, houve um amadurecimento no campo escolar. Os alunos com TEA estão frequentando as escolas, em 2019 o Brasil contava com 1.250.975 matrículas de crianças e adolescentes. (Delimite as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, o governo federal junto ao Ministério da Saúde, (Sem vírgula) devem, por meio de investimentos e campanhas publicitárias, empregar mais profissionais no SUS (Desenvolva a sigla), adaptarem as escolas, e com as campanhas conscientizar a população sobre como ajudar e esclarecer os desafios dos indivíduos autistas. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |