O Transtorno do Espectro Autista - Banco de redações


Autismo: desafios para a inclusão

Enviada em: 10/08/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado pelo comprometimento da comunicação, interação social e comportamento restrito e repetitivo. Em alguns casos o tempo de desenvolvimento se torna tardio, porém existem situações em que o mesmo  (Use quando houver ideia de igualdade) se dá em tempo normal e depois ocorre uma regressão. Tais características afetam a vida de milhares de alunos e familiares, mas principalmente os que buscam por inclusão no ensino público. A inclusão escolar não é somente a abertura de vagas para alunos em tal condição, mas também o planejamento e formação de estratégias.

(Reveja a estratégia coesiva) Em busca de melhorias tanto na infraestrutura quanto no preparo e formação dos educadores, as instituições públicas pedem por um maior investimento do governo, para que se torne possível alcançar a metodologia educacional mais adequada para a vasta diversidade de alunos (Melhore a construção dessa ideia). Do total de estudantes com o Espectro Autista, a grande maioria se encontra na educação pública. Mesmo que prevista desde 2015 na legislação, ainda existem muitos desafios pelo qual a Educação Especial passa, simultaneamente (Vírgula) o número de crianças e adolescentes nesse segmento só aumenta, em 2019 houve um aumento de 5,9% em comparação a 2018. (Reestruture)

(Reveja a estratégia coesiva) As instituições públicas (Vírgula) em busca de uma melhor adaptação e inclusão de todos os alunos com uma grande diversidade, devem promover o convívio e fazer de imensa importância o preparo de educadores e demais funcionários da rede por meio de cursos e incentivos. As metodologias precisam ser adequadas para que se consiga alcançar bons resultados. Atualmente, a Educação Especial está sendo pensada de forma internacional, o que nos traz grandes benefícios como a socialização entre alunos com TEA e demais crianças no ensino comum. Com isso, torna-se de extrema importância o envolvimento dos familiares nesse processo. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200