A inclusão é um conjunto de ações que visa garantir a todos os benefícios da vida em sociedade. Atualmente, é evidente que os portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA), infelizmente (Vírgula) enfrentam muitos desafios ao longo de suas vidas, devido à desinformação e preconceito, além da desqualificação do profissional da educação, fatores esses que dificultam no processo de integração social desses indivíduos. (Contextualizou o tema e formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, as pessoas com autismo, assim como os com muitas outras doenças, defrontam-se com grandes dificuldades no processo de inclusão, na sociedade, sendo a discriminação e desinformação acerca dessa patologia os principais motivadores. Em 1993 (Vírgula) o autismo foi incluído na Classificação Internacional de Doenças da OMS (Organização Mundial da Saúde), segundo dados da USP de 2018, ratificando o desconhecimento e preconceito. Dessa forma, se mostrando necessário, (Sem vírgula) a conscientização a respeito. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, nas escolas, encontra-se uma realidade de despreparo, em que os docentes não possuem a especialização e nem o apoio pedagógico para atender os indivíduos que possuem alguma deficiência, como é o caso do TEA. Além de frequentemente existir na instituição escolar, (Sem vírgula) o preconceito, ou seja, o local que deveria acolher e estimular a inclusão, na verdade, o introduz no cenário de exclusão. Portanto, a integração em sociedade feita a partir da educação é fundamental, para que desde cedo se esteja familiarizado e aberto as diferenças. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário haver a parceria entre os Ministérios da Saúde e Educação, de forma que o primeiro realizaria campanhas com palestras e rodas de conversas a respeito do Transtorno do Espectro Autista, para conscientização da sociedade na totalidade. (Melhore o encadeamento textual) E o segundo, (Sem vírgula) promoveria a capacitação de professores e demais funcionários, através de cursos, para que eles estejam preparados para auxiliar de maneira eficiente os portadores de autismo. Assim, visando a vencer o processo de exclusão e promover a integração das diferenças já desde o início da experiência em sociedade.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |