Invisibilidade social do autista - Banco de redações


Autismo: desafios para a inclusão

Enviada em: 10/08/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O artigo 5 da Constituição federal de 1988 prevê a igualdade de direito a todos os cidadãos sem distinção de natureza (Ficou estranho. Reestruture essa ideia). Todavia, a estrutura nacional demonstra contradições no cumprimento dessa equidade no tocante a pessoas com Transtorno do Especto Autista (TEA), visto que a inclusão social desse grupo é dificultada pela ausência de visibilidade, ora no ambiente educacional, ora nas relações sociais excludentes no Brasil. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, um dos desafios enfrentados pelos portadores de autismo está na interação escolar. Nessa análise, a escritora Bell Hooks propôs a ideia de uma '' Pedagogia Engajada'', na qual consiste na auto-atualização do educador em questões hodiernas e em tornar o estudante um participante ativo. Igualmente, a dificuldade de articulação das diferenças no convívio acadêmico com autistas pode estar ligado a não atualização dos professores nos métodos de inclusão, e isso resulta na falta de conhecimento dos estudantes sobre o Transtorno do Especto Autista, impossibilitando uma melhor convivência nas escolas. Logo, é crucial emancipar a forma de ensino, conferindo visibilidade aos excluídos a partir não só da presença, mas sim do engajamento desses indivíduos nas salas de aula. (Delimite)

(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, outro dilema vivenciado por indivíduos com autismo é a invisibilidade nas relações sociais. Nesse, (Sem vírgula) aspecto, a ''atitude blasé'', termo proposto pelo sociólogo Georg Simmel, é quando o cidadão age com indiferença em situações que deveria dar atenção, ou seja, ele é cordial as formas de exclusão manifestadas. Em síntese, o mesmo ocorre na questão da indiferença aos autistas, uma vez que o preconceito a esses indivíduos está presente na sociedade, especialmente, (Sem vírgula) nos locais de convivência - escolas, mercado de trabalho,centros comunitários e etc-, o que corrobora para a manutenção do distanciamento social do autista e repreende seu direito à igualdade. (Melhore a apresentação da discussão)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é evidente a ampliação de medidas capazes de incluir os autistas nos lugares coletivos. Para isso, é premente que o Ministério da Educação promova políticas públicas de incentivo à emancipação de estudantes com autismo nas salas de aula e a atualização dos educadores para intermediar o engajamento desses alunos no ambiente escolar, por meio de verbas da União, a fim de legitimar a igualdade na educação (Muito bem. Apresentou agente, ação, meio e finalidade). Ademais, a sociedade- conjunto de indivíduos que partilham valores- (Muito bem. Apresentou o detalhamento) deve se mobilizar na desconstrução do preconceito existente, através de campanhas comunitárias e nas redes sociais , com intuito de divulgar conhecimentos que valorizam pessoas autistas. Dessarte, a inclusão dos autistas nas diversas relações sociais será efetivada no Brasil.

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200