Atualmente, no Brasil (Vírgula) existem cerca de 2 milhões de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) (Vírgula) ou autismo (Vírgula) e muitos desafios para que ela sejam aceitas na sociedade atual. (Problemas na construção de sentido. Reestruture e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) Na série de TV, (Sem vírgula)The Good doctor, "o bom doutor", o personagem Swam, (Sem vírgula) é um médico que trabalha em um centro cirúrgico. No filme Na série, ele é uma pessoa que foi diagnósticada com (TEA). Nela podemos ver que o personagem tem muitas dificuldades em falar e também pouca interação com colegas de trabalho somente com poucas pessoas que ele se expõe. (Problemas na construção de sentido e argumentação limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) Um dos desafios das pessoas com TEA, que mostra na série também, é que eles têm suas limitações na socialização, na comunicação verbal e não verbal. E também existe o preconceito das pessoas em não querer conhecer o transtorno e a falta de comunicação de ambas as partes. (Argumentação limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) Cabe ao poder público (Muito bem. Apresentou o agente) juntamente com associações que atendem as pessoas com TEA (Ideia incompleta) para que o direito dessas pessoas sejam ouvidas e atendidas. Para que essas eles não sejam marginalizadas pela sociedade atual. (Ideias fragmentadas) Pois apesar de suas limitações são pessoas que necessitam ser ouvidas pelo (Ideia incompleta).
Comentários do corretor
Senti falta de um planejamento textual. Delimite e explore as discussões de acordo com o tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 520 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |