Em 1943 (Vírgula) o médico austríaco Leo kanner descreveu pela primeira vez o Transtorno do Espectro Autista (TEA) -distúrbio que afeta a comunicação e adaptação do indivíduo- uma grande descoberta para a sociedade. Trazendo para os dias atuais ,mesmo depois do conhecimento do terminada condição ainda existe barreiras para a inclusão dos autistas no Brasil. (Problemas na construção de sentido) Tais desafios são provocados pela insuficiência governamental e a negligência educacional.
(Boa estratégia coesiva) Diante desse cenário ,vale ressaltar que o governo negligencia problemas no que tange ao transtorno do espectro autista. Segundo a Constituição federal (Vírgula) promulgada em 1988, prevê que o Estado deve promover o bem-estar de todos sem distinção étnica ,religiosa ou quaisquer outras formas de discriminação, ou seja, é necessidade do governo que está no poder garantir o direito todos autistas ,incluindo eles na sociedade e garantindo que os mesmos (Use quando houver ideia de igualdade) sejam respeitados .Então, é obrigação do Estado promover tais direitos (Vírgula) pois , (Sem vírgula) a Carta Magna deve ser sempre respeitada. (Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, outro grave problema é a falta de inclusão nas escolas .De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) (Vírgula) de 2018 a 2019 houve um aumento de 5,9 em matrículas de adolescentes em escolas ,vasta maioria em escolas públicas, entretanto o número é pequeno (Vírgula) pois, (Sem vírgula) as escolas não têm estrutura para recebê-lo se os professores não estão bem preparados para incluí-los nas aulas e junto com os alunos .Logo é de urgência que eles sejam que esse problema seja resolvido.
(Boa estratégia coesiva) Portanto,é nítido que o Brasil enfrenta uma situação lamentável. Por isso ,o governo federal deve equipar as escolas e capacitar professores para receber os alunos TEA (Muito bem. Apresentou o agente e a ação), isso será feito por meio de parcerias público privadas que irão financiar a estruturação das escolas e capacitação dos professores (Muito bem. Apresentou a ação).Somente assim ,a sonhada inclusão será garantida e o autismo não vai ficar só na descoberta e definição como em 1943. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |