Em Esparta, era comum as exterminação exterminações de recém-nascidos, a qual as quais apresentavam qualquer tipo de deficiência ou transtorno. Entretanto, diferentemente do passado (Vírgula) ainda há vestígios da falta de inclusão, entre eles pessoas com TEA (Desenvolva a sigla). Nesse sentido, no Brasil (Vírgula) há desafios na inclusão de autistas na contemporaneidade, não permitindo o progresso social. Dessa forma, nota-se a omissão do Estado em mudar esse cenário. (Melhore a apresentação das discussões iniciais)
(Reveja a estratégia coesiva) Diante desse cenário, é válido ressaltar as dificuldades que os autistas possuem de ter uma "vida normal". Destarte, ao Artigo 5 (Vírgula) da Constituição federal de 1988 (Vírgula) assegura-se que: "Todos somos iguais perante a lei". Contudo, há entraves uma vez que há desafios na inclusão de pessoas TEA , como no cumprimento de serviços essenciais como educação e saúde. Sendo assim, observa-se a negligência do governo em cumprir um direito garantido pela Constituição. (Reestruture as discussões apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) Somado a isso, na obra cinematográfica "O Extraordinário" nota-se as dificuldades de inclusão de Arthie no ambiente escolar simplesmente por ter deformação facial. Nesse sentido, não Diferentemente diferente de "O Extraordinário" (Vírgula) observa-se na sociedade brasileira o preconceito enraizado em incluir pessoas com transtorno ou deficiência, (Ponto final) Sendo assim pessoas com TEA são facilmente alvos de discriminação. Assim sendo, faz-se necessário desenvolver estratégias para combater o estigma relacionado aos autistas. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, é essencial adotar medidas para mitigar os desafios para a inclusão de autistas. Logo, cabe ao Ministério da Educação (MEC), (Sem vírgula) promover palestras realizadas por psicólogos que abordem as maneiras para inclusão de pessoas com TEA, visando uma preparação profissional para receber alunos autistas e promover a igualdade, respeitando as diferenças, no território nacional. (Ideias fragmentadas) A fim de, (Sem vírgula) promover a inclusão social de autistas na sociedade brasileira. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |