Segundo o filósofo grego Aristóteles: "a política deve ser articulada pelos homens a fim de alcança o equilíbrio social". Entretanto, o atual cenário brasileiro observa (Reveja a seleção lexical) o contrário, (Sem vírgula) quanto à questão do autismo e seus desafios para inclusão. A comunidade autista enfrenta diversos empecilhos para que a dificuldade de socialização seja superada, contudo políticas igualitárias se sobressaem por meio de iniciativas inclusivas. Dessa maneira, adaptações das escolas públicas no conteúdo estudado pelos alunos portadores do transtorno acompanhe os demais estudantes (Melhore a construção dessa ideia), a infraestrutura seja adequada para que eventuais imprevistos não ocorram, além de implantação de qualificação cujo o MEC (Ministério da Educação) subsidiária para melhor relação dos professores diante casos de espectro do autismo. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, vale ressaltar os empecilhos que cercam a problemática no Brasil. A desinformação do transtorno do espectro do autismo (TEA) causa a aversão na sociedade que desconhece as circunstâncias dos indivíduos portadores. Na série "Atypical" (Vírgula) o protagonista "Sam" (Vírgula) que porta traços autistas, possui dificuldades para se relacionar socialmente, mas o caso é agravado pela repulsa dos colegas de escola que desconhecem o transtorno e suas características. Desse modo, o âmbito escolar se torna importante para trazer a compreensão do assunto, ou seja, salientar a população do quadro é imprescindível para haver respeito e inclusão desse grupo. (Reestruture e explore mais as discussões apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a inoperância dos órgãos públicos é evidente. O descaso das escolas do ensino brasileiro que excluem alunos que necessitam de cuidados especiais veem o Estado não assegurar seus direitos humanos, isto é, uma vida digna. O ambiente que abrange a escola deveria ter consigo espaços estruturados, bem como os banheiros, que devem ter suportes e bacias elevadas para extinguir incidentes (Essa discussão está incoerente). Os conteúdos impostos para estudantes portadores do transtorno no ensino médio são tópicos de primário, dessa forma, mostra-se discrepância entre os alunos, pois não a há uma adaptação no currículo escolar (Cuidado ao fazer essa afirmação). Logo, através da avença entre ensino e governo esperamos melhora o impasse.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, visto os desafios que contribuem para o espectro do autismo ser vigente, é mister a atuação governamental para a resolução. Assim, por meio do Ministério da Educação (MEC) adaptações nas instalações escolares direcionados para a inclusão dos alunos autistas (Muito bem. Apresentou o meio). Para tal, subsídio para as reformas e qualificação dos professores para melhor assistência aos alunos. Mediante as ações a política do filósofo Aristóteles se configura alcançando o equilíbrio social. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais clareza e produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |