A Constituição federal de 1988, documento supremo de nosso país, perdiz em seu artigo 3° (Vírgula) inciso IV (Vírgula) que a República Federativa do Brasil deverá promover o bem de todos livre de qualquer tipo de preconceito ou discriminação. Contudo, ao observarmos as dificuldades enfrentadas na inclusão de pessoas autistas, fica claro que a realidade é bem distante do previsto na Constituição. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, é importante ressaltamos (Evite ideia de primeira pessoa) a falta de conhecimento sobre o autismo. Grande parte da população entende esse transtorno baseado em estereótipos e achismos, o que infelizmente gera o preconceito que impede muitas crianças autistas de serem matriculadas no ensino regular e devidamente socializadas. A exemplo disso tomamos a fala preconceituosa do Ministro da Educação, Milton Ribeiro, que há alguns disse que a inclusão de alunos com necessidades especiais atrapalha o aprendizado dos demais alunos. (Reestruture essa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, depois de incluídas no ensino regular, esses alunos se deparam com outras dificuldades; (Melhore o encadeamento das ideias) a falta de recursos, de professores capacitados e, como previsto na Lei de Diretrizes e Bases para a Educação (LDB), nem todas as escolas possuem Salas de Recursos Multifuncionais que servem para amparar esses indivíduos. (Reestruture as discussões apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, visando a plena inclusão dos autistas na escola regular, urge que o Ministério da Educação (MEC) e as Secretarias da Educação (Vírgula) através de campanhas e cursos, invistam na formação continuada dos professores e em educar a sociedade para a inclusão e o respeito à diversidade. (Reestruture a discussão apresentada)
Comentários do corretor
A abordagem do tema está superficial. Delimite e explore os argumentos com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |