Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Vírgula) há cerca de 45 milhões de indivíduos portadores de alguma deficiência no país. Apesar desse cenário (Vírgula) é perceptível a falta de medidas para inclusão dessa camada da sociedade, sobretudo, (Sem vírgula) para os indivíduos portadores do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). É evidente que esse panorama tem como origem inquestionável a omissão do Estado, que negligencia as políticas de inclusão do país (Muito bem. Formulou a tese), principalmente quando se trata da educação de jovens com espectro. (Muito bem. Contextualizou o tema)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, é válido ressaltar a ausência de medidas governamentais para se combater os desafios de inclusão dos cidadãos portadores do transtorno do espectro do autismo autista no país. Nesse sentido, esse revés permeará no corpo social brasiliano brasileiro, dificultando, desse modo, a universalização de direitos essenciais garantidos na Constituição (Vírgula) como a educação e o trabalho (Vírgula) que muitas vezes não chegam a ser acessível acessíveis aos portadores do TEA. Na série, (Sem vírgula) televisiva, (Sem vírgula) "Atypical", é retratada a vida de um garoto autista (Vírgula) que ao longo trama está ingressando na faculdade. Da mesma forma, fora da ficção, essa realidade também poderia ser concretizada, caso houvesse medidas mais efetivas de inclusão. (Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Ademais (Vírgula) é fundamental salientar o crescente número de jovens com autismo no ambiente escolar. No entanto, as características do autismo são muito diversas, o que exige profissionais com preparo e metodologia adequada para atuarem na educação desses indivíduos. Nesse segmento, podemos afirmar que há um "deficit" na educação brasileira. Bem como, é evidente que o corpo social já está habituado a esta essa problemática (Vírgula) o que torna ainda mais complicada as ações para se combater esse entrave. Paralelo a essa realidade, é válido ressaltar a afirmação do sociólogo indiano Jido krishnamurt, "não é sinal de saúde está estar adaptado a uma sociedade doente.". (Reestruture as discussões apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) Drepreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, urge ao governo federal (Muito bem. Apresentou o agente), através do Ministério da Educação (Muito bem. Apresentou o meio), garantir uma melhor capacitação dos professores e uma maior disponibilização de materiais adaptados (Muito bem. Apresentou a ação). Outrossim, é mister que as instituições formadoras de opinião (Muito bem. Apresentou o agente) promovam debates amplos e constantes acerca da importância de garantir o respeito e a igualdade de oportunidades a essa parcela da população (Muito bem. Apresentou a ação), a partir de diálogos e feiras culturais em ambientes educacionais. Assim, se reduziram os empecilhos existentes hoje em relação à inclusão de portadores do transtorno do espectro do autismo no Brasil. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |