Os desafios para a inclusão dos indivíduos com transtorno do espectro do autismo. - Banco de redações


Autismo: desafios para a inclusão

Enviada em: 02/08/2021

Status:

Corrigida
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Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Vírgula) há cerca de 45 milhões de indivíduos portadores de alguma deficiência no país. Apesar desse cenário (Vírgula) é perceptível a falta de medidas para inclusão dessa camada da sociedade, sobretudo, (Sem vírgula) para os indivíduos portadores do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). É evidente que esse panorama tem como origem inquestionável a omissão do Estado, que negligencia as políticas de inclusão do país (Muito bem. Formulou a tese), principalmente quando se trata da educação de jovens com espectro. (Muito bem. Contextualizou o tema)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, é válido ressaltar a ausência de medidas governamentais para se combater os desafios de inclusão dos cidadãos portadores do transtorno do espectro do autismo autista no país. Nesse sentido, esse revés permeará no corpo social brasiliano  brasileiro, dificultando, desse modo, a universalização de direitos essenciais garantidos na Constituição (Vírgula) como a educação e o trabalho (Vírgula) que muitas vezes não chegam a ser acessível  acessíveis aos portadores do TEA. Na série, (Sem vírgula) televisiva, (Sem vírgula) "Atypical", é retratada a vida de um garoto autista (Vírgula) que ao longo trama está ingressando na faculdade. Da mesma forma, fora da ficção, essa realidade também poderia ser concretizada, caso houvesse medidas mais efetivas de inclusão. (Reestruture a discussão apresentada)

(Boa estratégia coesiva) Ademais (Vírgula) é fundamental salientar o crescente número de jovens com autismo no ambiente escolar. No entanto, as características do autismo são muito diversas, o que exige profissionais com preparo e metodologia adequada para atuarem na educação desses indivíduos. Nesse segmento, podemos afirmar que há um "deficit" na educação brasileira. Bem como, é evidente que o corpo social já está habituado a esta  essa problemática (Vírgula) o que torna ainda mais complicada as ações para se combater esse entrave. Paralelo a essa realidade, é válido ressaltar a afirmação do sociólogo indiano Jido krishnamurt, "não é sinal de saúde está  estar adaptado a uma sociedade doente.". (Reestruture as discussões apresentadas)

(Boa estratégia coesiva) Drepreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, urge ao governo federal (Muito bem. Apresentou o agente), através do Ministério da Educação (Muito bem. Apresentou o meio), garantir uma melhor capacitação dos professores e uma maior disponibilização de materiais adaptados (Muito bem. Apresentou a ação). Outrossim, é mister que as instituições formadoras de opinião (Muito bem. Apresentou o agente) promovam debates amplos e constantes acerca da importância de garantir o respeito e a igualdade de oportunidades a essa parcela da população (Muito bem. Apresentou a ação), a partir de diálogos e feiras culturais em ambientes educacionais. Assim, se reduziram os empecilhos existentes hoje em relação à inclusão de portadores do transtorno do espectro do autismo no Brasil. (A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200