As barreiras da inclusão - Banco de redações


Autismo: desafios para a inclusão

Enviada em: 10/08/2021

Status:

Corrigida
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Na série “Atypical”, da Netflix, Sam é um adolescente portador do espectro autista que busca independência e não deixa que sua deficiência atrapalhe sua rotina, mesmo com dificuldades. Fora da ficção, parte do corpo social brasileiro inserido no espectro não possui as mesmas oportunidades inclusivas e educacionais como o personagem, sofrendo diariamente o estigma associado à sua condição. Essa situação degradante tem como origem o menosprezo social, que aumenta os desafios de inclusão. Assim, aprofundam essa vicissitude não só a negligência estatal, como também a desinformação social, que gera preconceito. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese) 

(Reveja a estratégia coesiva) Torna-se evidente, dessa forma, que a omissão do sistema estatal alicerça as barreiras para a inclusão de pessoas autistas. Isso ocorre porque as políticas públicas direcionadas a este corpo ainda são ineficientes, limitando recursos, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a valores ínfimos que impossibilitam a família e o portador do espectro a lidar com os gastos, fazendo com que estes sejam excluídos socialmente. Essa situação encontra exemplificação na situação de Marisa Padilha, que possui um filho com grau severo de autismo, cujo, segundo o site de notícias G1, não possui condições de pagar um tratamento adequado, mantendo seu filho acorrentado em casa, demonstrando como o abandono do Estado potencializa a exclusão. (Delimite as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, observa-se como a desinformação social solidifica preconceitos e dificulta a inclusão. Essa situação surge da negligência da educação brasileira diante do autismo, que adota um viés tradicional e limita o ensino a tabus, que estereotipam os que portam o espectro. Desse modo, a população não possui conhecimento e habilidade para lidar com o deficiente e compreendê-lo. Essa análise é ratificada pelo ensaio “Pedagogia do Oprimido”, de Paulo Freire, o qual critica o conteudismo escolar, que oprime o sujeito e nubla a percepção de entraves sociais, a exemplo dos autistas que são menosprezados pela falta de conhecimento populacional. (Melhore a apresentação da discussão)

(Boa estratégia coesiva) Mediante ao exposto, percebe-se como os desafios para inclusão do autista se aprofundam no menosprezo social. Para combater isso, é necessário que o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humano, aliado ao Ministério da Saúde, invista em benefícios como o BPC, com a finalidade de auxiliar efetivamente no tratamento do deficiente (Muito bem. Apresentou agente, ação e finalidade). Ademais, ainda nesse mesmo plano, o Ministério da Educação deve alterar a Base Nacional Comum Curricular, com o intuito de informar a população sobre o autismo para combater preconceitos e promover inclusão. Dessa forma, mais privilegiados como Sam, as pessoas portadoras do espectro autista serão realmente integradas à sociedade brasileira. (A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200