os desafios da inclusão de pessoas com autismo no Brasil - Banco de redações


Autismo: desafios para a inclusão

Enviada em: 20/08/2021

Status:

Corrigida
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Em seu poema “No meio do caminho”, Carlos Drummond de Andrade, renomado poeta brasileiro, retrata de modo figurado os obstáculos que o ser humano enfrenta em sua jornada. De maneira análoga à obra pode-se associar as dificuldades que pessoas com autismo enfrentam na tentativa de inclusão no país. (Ideias fragmentadas) Uma vez que a falta de informação e a negligência estatal maximizam o preconceito contas esses indivíduos. (Melhore a contextualização do tema) 

(Reveja a estratégia coesiva) A série “The good doctor”, (Sem vírgula) retrata a vida de um jovem médico com aspectro espectro autista, no  o qual precisa provar aos seus colegas de trabalho que sua condição não é um fator limitante para executar sua profissão. Igualmente, milhares de brasileiros com autismo são vítimas de preconceito por conta da falta de informação, por parte da grande maioria da população do país. (Ideias fragmentadas) De modo que essas pessoas ficam excluídas da sociedade. (Reestruture a discussão apresentada)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, é importante destacar que a negligência estatal garante o fracasso da inclusão de autistas no meio social. Dado que, à medida que na há investimento na capacitação de profissionais (Problema na construção de sentido) especializados na síndrome, não existira um acompanhamento feito corretamente. (Melhore a progressão de ideias) Assim excluindo essas pessoas de ambientes como a escola e futuramente isolando-as completamente.

(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, portanto cabe ao Ministério da Educação implementar cursos obrigatórios de especialização para professores e pedagogos. Tal ação deve ser realizada com o auxilio do MEC (O Ministério da Educação deve ajudar o Ministério da Educação?), por meio de palestras nas redes de ensino públicas e privadas. Assim, garantindo aos autistas o direito a todas as políticas de inclusão do país. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


Reestruture e explore as discussões com produtividade. Evite uma argumentação limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200