Os diagnósticos do Transtorno do Espectro Autista (TEA), mais conhecido como autismo, tornaram-se cada vez mais comuns no Brasil e no mundo, no século XXI. Todavia, essa parcela da população permanece muito esquecida e enxergada de forma negativa na sociedade. Esse estigma associado ao autismo, (Sem vírgula) é causado pela falta de discussão acerca do tema no cotidiano, e por consequência disso, (Sem vírgula) há o agravamento dos desafios para a inclusão de pessoas autistas na comunidade, problemática que precisa ser urgentemente combatida.
(Reveja a estratégia coesiva) Isso posto, é notório que o autismo tem se tornado um assunto de receio e ignorância entre as pessoas. Apenas em 1993, a síndrome passou a fazer parte da Classificação Internacional de Doenças de Organização Mundial da Saúde, reflexo da pouca abordagem sobre o assunto no mundo. Consequentemente, a falta de conhecimento a respeito do autismo, (Sem vírgula) contribui para a exclusão e falta de compreensão da sociedade com pessoas autistas, alimentando o preconceito e o estereótipo existente relacionado ao transtorno. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Além do mais, ainda que o número de alunos com autismo tenha aumentado nas escolas brasileiras, grande parte desses jovens requer um atendimento especial, que atenda as suas necessidades educacionais específicas, o que é frequentemente negligenciado, mesmo sendo direito garantido pela legislação do país. A advogada Adriana Serpe reforça que é comum que algumas instituições neguem o ingresso de alunos autistas, confirmando que (Vírgula) infelizmente, a exclusão é de fato perpetuada. Isso ocorre, principalmente, pela falta de profissionais preparados para lidar com o transtorno, tanto no eixo educacional, como no medicinal. (Reestruture as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Logo, levando em consideração a falta de entendimento no que se refere ao autismo na população brasileira, é mister que o Ministério da Saúde promova a criação de projetos midiáticos para conscientizar e auxiliar as pessoas acerca da temática. Esses projetos deverão ser feitos com publicações informativas nas redes sociais, com o auxílio de profissionais de saúde para apresentar as informações necessárias. Outrossim, é essencial que essas medidas visem combater a ignorância presente no senso comum sobre o tema, incentivando o diálogo sobre o assunto em todo o país. Dessa forma, será possível amenizar os desafios existentes para a inclusão e apoio de pessoas autistas na sociedade. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |