A série “The Good Doctor” conta a história de Shaun Murphy, um jovem médico com espectro autista, o qual frequentemente lida com situações preconceituosas, devido a sua condição psíquica "anormal". Fora das telas, a realidade brasileira não se difere do enredo ficcional, visto que indivíduos com esse transtorno psicossocial sofrem situações semelhantes e são minimamente incluídos na sociedade. Assim, aprofundam esse quadro tanto a falta de informações, como também a carência de investimentos para auxiliarem no tratamento e inclusão dessas pessoas.
(Boa estratégia coesiva) Nesse contexto, vale ressaltar que a falta de informações sobre o autismo é um dos fatores que agravam essa problemática na sociedade. Indivíduos autistas possuem dificuldades de comunicação e de interação em diversos níveis, acabando por ser complexo estabelecer uma relação com eles, e (Vírgula) dessa maneira, sem o conhecimento adequado diversas pessoas tendem a menosprezar esse grupo de sujeitos diferenciados (Melhore a construção dessa ideia). Logo, segundo o filósofo Immanuel Kant, o homem é fruto da educação que ele recebe, (Ponto final) No entanto, à medida que a população brasileira tem desconhecimento de como tratar alguém com esse transtorno psíquico, a negligência que ocorre com esses cidadãos é recorrente. (Reestruture e explore as discussões com mais produtidade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a carência de investimentos por parte do governo (Vírgula) no tratamento de autistas (Vírgula) mostra-se como mais um dos fatores que acentua a falta de inclusão desses sujeitos. A Constituição Cidadã de 1988 garante à saúde como um direito inerente a todo cidadão, porém, aqueles que possuem autismo não conseguem ter acesso a tratamentos essenciais para o bem-estar deles, devido ao sistema de saúde ser precário com uma escassez de recursos por parte do Estado e da baixa remuneração e valorização dos profissionais especializados no tratamento de indivíduos com esse transtorno psicológico. Dessa forma, percebe-se que medidas necessitam de serem aplicadas, com o propósito de garantir os direitos e a inclusão de pessoas com esse transtorno. (Cuidado com a abordagem tangencial. Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, que ações sejam tomadas com o intuito de assegurar a inclusão de pessoas autistas na sociedade brasileira. Para isso, cabe ao Ministério da Saúde, órgão responsável por gerenciar a saúde pública no país, investir na contratação de profissionais especializados no tratamento de pessoas com esse condicionamento mental, para garantir o bem-estar deles e, além disso, deve, através de palestras realizadas em eventos presenciais e on-line, informar a população maneiras de se relacionar e ajudar a incluir socialmente cidadãos com essa condição neurológica. Desse modo, em um futuro próximo, a maioria daqueles que possuem autismo vão ser devidamente auxiliados e incluídos na sociedade como consta na Carta Magna.
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver o texto. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |