Na série "The Good Doctor", (Sem vírgula) é retratada a vida de Shaun Murphy, um jovem médico portador do Transtorno do Espectro Autista (TEA), que enfrentou uma série de preconceitos por causa de sua condição. Muitos artistas brasileiros (?) sofrem com a falta de inclusão nas diversas áreas da sociedade. Por razão, forma empecilhos para que parte da população tenha suas garantias legais efetivadas. (Tangenciamento. Reformule as discussões)
(Boa estratégia coesiva) A princípio (Vírgula) deve-se lembrar que os preconceitos presentes na sociedade são resultados de pensamentos equivocados no imaginário coletivo. Isso acontece porque os indivíduos reproduzem ideias sobre tal tema. Segundo o art. 5 da Constituição federal, todos os brasileiros são iguais perante a sua cidadania. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é de lei a interferência do (Reformule) poder público, para que as desigualdades sejam solucionadas. O Ministério da Educação junto com a Associação Brasileira de Autismo devem crie criar um programa de conscientização para ser colocado em prática através de acompanhamento com profissionais (professores) capacitados para lidarem com a problemática.
Comentários do corretor
Abordagem tangencial do tema. Delimite e explore as discussões de acordo com o tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 40 | Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 40 | Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 440 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |