Autismo: desafios para a inclusão - Banco de redações


Autismo: desafios para a inclusão

Enviada em: 20/08/2021

Status:

Corrigida
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O filósofo John Locke dissertou (Vírgula) no contrato social (Vírgula) que o Estado deve cumprir seu dever de garantir que os cidadãos desfrutem de seus direitos indispensáveis. No entanto, quando se trata da inclusão de autistas na sociedade brasileira (Vírgula) é possível observar a negligência de seus direitos. Isso se dá, principalmente, pela omissão governamental quanto ao atendimento das necessidades básicas, como educação e saúde, além dos estigmas da população associados aos portadores de autismo. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese) 

(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, é necessário destacar a ineficiência do Estado em promover acessibilidade para autistas. A teoria da Instituição Zumbi (Vírgula) de Zygmount Bauman (Vírgula) diz que as esferas do poder estão presentes na sociedade, mas não cumprem seu papel com eficácia. Assim como qualquer outro cidadão brasileiro, a pessoa portadora do Transtorno do Espectro do autismo Autista (TEA) deve ter acesso aos seus direitos básicos, como saúde e educação, porém não é o que acontece na realidade. O menosprezo das instituições educacionais com a falta de estrutura e de profissionais qualificados para atender essa parcela da população permite a segregação de autistas, pois esses vão ter seu desempenho escolar afetado quando não conseguirem acompanhar o mesmo ritmo que os outros alunos, permitindo que muitos acabem desistindo de estudar (Reestruture essa discussão). Assim como se vê necessário um atendimento de saúde público de qualidade, principalmente com especialistas em cuidado da saúde mental, visto que tratamentos particulares do TEA são extremamente caros e inacessíveis para grande parte da população autista (Melhore a construção dessa ideia). Tendo em vista essas colocações, é perceptível a violação da Constituição federal de 1988, pois essa garante que todos os cidadãos brasileiros devem ter acesso à saúde e educação de qualidade. (Cuidado. Tangenciamento)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Ademais, é possível associar os desafios para inclusão de autistas na sociedade verde-amarela ao preconceito sofrido por eles pelo próprio povo brasileiro. A série “Atypical” retrata a história de Sam, um adolescente autista, que em diversos locais, como na sua escola, no seu ambiente de trabalho e no transporte público, é violentado verbalmente pela falta de empatia das pessoas, até mesmo em seus momentos de crise. Fora da ficção, essa série retrata a realidade de muitos autistas, que são discriminados diariamente por pessoas desinformadas que pensam que eles são incapazes de realizar as mesmas tarefas que os demais. Essa falta de informação associada à ignorância de algumas pessoas danifica a inclusão de portadores do TEA em todas as esferas sociais, pois gera ambientes hostis para os autistas. É necessário, então, a criação de uma grande discussão social, a fim de promover informação para população e ambientes convidativos para que os autistas possam realizar suas tarefas com segurança. (Delimite as discussões apresentadas)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, urge a necessidade de medidas interventivas a fim de incluir os autistas em todos os âmbitos sociais. Sendo assim, o governo federal, na figura do Ministério da Educação, deve promover a qualificação de profissionais para o atendimento das necessidades e acompanhamento de portadores de autismo nas instituições educacionais, por meio de minicursos de capacitação com o objetivo de ensinar esses profissionais todas as medidas necessárias para atender essa parcela da população, além de proporcionar palestras com a presença de pais e alunos para difundir informações voltadas para o comportamento da comunidade com pessoas portadoras do TEA. Paralelamente, o Ministério da Saúde deve promover mais concursos a fim de obter um quadro maior de psicólogos e psiquiatras nos sistemas de saúde públicos, diminuindo a precariedade do acesso ao tratamento de saúde mental. Dessa forma, será possível que o contrato social, descrito por John Locke, seja respeitado, uma vez que o Estado estará cumprindo seu dever de garantir os direitos essenciais dos seus cidadãos.

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver o texto. Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200