Desafios para inclusão de Autistas. - Banco de redações


Autismo: desafios para a inclusão

Enviada em: 20/08/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No premiado filme americano “Forrest Gump: O contador de histórias”, (Sem vírgula) podemos ver o preconceito e a discriminação que o personagem sofre ao longo de sua vida, pois o mesmo  (Use quando houver ideia de igualdade) tem Síndrome de Asperger. Em consonância com a realidade, é fato que indivíduos diagnosticados como autistas são vítimas recorrentes de estigmas enraizados em nossa sociedade. Com o intuito de reverter essa problemática, é preciso solucionar os desafios para a inclusão de autistas na sociedade atual. (Melhore a contextualização do tema)

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é de suma importância destacar que o autismo é uma condição espectral complexa, ou seja, não há um padrão exato quanto ao comportamento dos indivíduos diagnosticados com o transtorno. De acordo com o deputado Otoni de Paula (PSC-RJ), “Não há só um, porém muitos subtipos de Transtorno do Espectro Autista”. Para que haja o processo de inclusão de autistas nas diversas instituições sociais existentes, é evidente que seja necessário combater estereótipos, evitando, assim, a desinformação. (Explore mais a discussão)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Acerca dessa lógica, percebe-se um despreparo por parte das instituições em fornecer a estrutura necessária para a inclusão de autistas, especialmente no ambiente escolar, podendo afetar o processo de aprendizagem da criança. O preconceito enraizado também prejudica no diagnóstico do transtorno. É frequente a situação onde responsáveis de crianças autistas recusem-se a fornecer o devido acompanhamento médico, por não aceitarem que seus filhos sejam “diferentes” das outras crianças, o que se torna um obstáculo para o desenvolvimento psicossocial das mesmas(Reestruture a discussão apresentada)

(Reveja a estratégia coesiva) De acordo com a Constituição de 1988: “ O atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência é obrigatório, preferencialmente na rede regular de ensino”. Assim, cabe ao Ministério da educação direcionar verbas para que haja a adoção de medidas eficientes referentes ao atendimento educacional especializado, e assim a lei seja devidamente cumprida. Ademais, visando a conscientização por parte da população, é necessário que o Ministério da Saúde promova campanhas, conscientizando sobre o autismo e reafirmando a dignidade dos portadores da deficiência, como cidadãos. Estas campanhas podem ser divulgadas nos diversos meios de comunicação, incluindo as redes sociais, visando romper com paradigmas e propiciar um ambiente saudável ao convívio de autistas para que assim, ​​​​​​​(Sem vírgula) a realidade de Forrest Gump faça parte apenas da ficção.

Comentários do corretor


Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200