O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) ainda não é um assunto muito disseminado na sociedade, como ocorre com outras deficiências também (Melhore a construção dessa ideia). Muitas pessoas ainda não possuem conhecimento deste tema, muito menos como lidar com o mesmo (Use quando houver ideia de igualdade). (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) Acredita-se que para maior inclusão é necessário maior propriedade e domínio do assunto. (Melhore o encadeamento textual) Que seja falado sobre a necessidade de inclusão dos deficientes autistas, cadeirantes, deficientes auditivos. (Melhore o encadeamento textual) Que seja divulgado em jornais no que se refere a pessoas com necessidades especiais querendo ter mais voz ativa e podendo participar. (Reestruture as discussões apresentadas)
(Melhore a estratégia coesiva) Para que se tenha mais inclusão é necessário que haja introdução, incorporação. O autismo não deve ser algo à parte, mas se tornar parte de um todo, nas escolas, na TV, no teatro. Deve-se ser introduzido nas escolas a maneira como se deve lidar com uma pessoa portadora deste transtorno (e de todos os outros também). Sabemos que a educação especial ainda passa por desafios para que se possa ter uma garantia de qualidade, mas este problema pode ser lapido com investimento no aprimoramento dos professores ao conhecimento de novas táticas para melhorar a condição de estudo desses alunos e aumentar o rendimento de educação de cada um. (Reestruture a discussão apresentada)
(Melhore a estratégia coesiva) Quando se há propriedade e domínio de um assunto, se torna mais fácil encontrar uma resolução quando surge um desafio. Para que haja a inclusão de pessoas com transtorno do espectro do autismo e demais deficiências é fundamental que se tenha a incorporação de pessoas aptas e empáticas para aprender como lidar com as mesmas (Use quando houver ideia de igualdade) nas escolas, no ambiente de trabalho, nos shoppings e todos os possíveis âmbitos sociais. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com produtividade. Evite uma argumentação limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |