Autismo e seus desafios para a inclusão - Banco de redações


Autismo: desafios para a inclusão

Enviada em: 02/08/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na série televisiva americana "The Good Doctor", o médico protagonista Shaun Murphy (Vírgula) portador do Transtorno do Espectro Autista (TEA), enfrenta diversos desafios no dia a dia de seu trabalho, em vários momentos sendo julgado como incapaz. Fora da ficção é inegável que inúmeros brasileiros pertencentes do  ao espectro autista não sofrem as mesmas coisas   (Reveja a seleção lexical) para serem inseridos na sociedade (Reestruture essa ideia), grande parte devido a uma construção escolar limitadora e ao desconhecimento da população sobre o TEA. 

(Boa estratégia coesiva) A princípio (Vírgula) deve ser analisado que a escola é de extrema relevância para o desenvolvimento do ser humano, uma vez que possibilita a socialização do indivíduo desde cedo. Partindo desse viés, algumas instituições de ensino (Vírgula) por exemplo, julgam os alunos autistas como alguém que não será capaz de aprender tanto quanto os outros, e assim, (Sem vírgula) não possibilitando mecanismos adequados para a formação intelectual do indivíduo. (Argumento limitado. Reestruture) 

(Boa estratégia coesiva) Além disso, existe o desconhecimento entre diversas pessoas sobre os diferentes graus do espectro, fazendo assim com que portadores da síndrome de Aspenger sejam incompreendidos até mesmo pela própria família e dificultando a obtenção do tratamento adequado. Sob essa perspectiva, o filósofo Francis Bacon defendia que "Saber é poder", (Melhore o encadeamento textual) então uma vez que determinada família suspeitasse que o filho se enquadra no espectro, seria possível que ela buscasse ajuda profissional para auxiliar essa pessoa a se inserir na sociedade. (Argumento limitado)

(Boa estratégia coesiva) Entende-se, portanto, que as ,as dificuldades para inserção dos autistas na sociedade, (Sem vírgula) estão relacionadas, essencialmente, com à escola e à ausência de conhecimento do transtorno. A inclusão de autistas no Brasil é um desafio social, mas que pode ser superado. Consequentemente, cabe ao Ministério da Educação (MEC) (Muito bem. Apresentou o agente) a implementação de palestras educacionais, feitas por profissionais capacitados como psicólogos, neuropsicopedagogo, terapeutas ocupacionais para ensinar tanto os alunos, como professores e pais a lidar com os integrantes do espectro (Muito bem. Apresentou e fez o detalhamento da ação). Nesse viés, será possível diminuir o preconceito e aumentar a inclusão social destes na sociedade. 

Comentários do corretor


Evite uma argumentação limitada. Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200