O autismo é um transtorno neurológico que traz uma dificuldade de interação social. Na contemporaneidade, a inclusão de pessoas é um desafio a ser superado, principalmente aos portadores dessa síndrome, pois, apesar de uma falha no relacionamento interpessoal, eles têm um excelente potencial. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) Dificuldade de fala, não olhar as pessoas nos olhos e busca pelo isolamento pessoal. O diagnóstico precoce é a primeira barreira para quem tem essa doença, (Ponto final) Os pais desatentos ao não acompanharem o desenvolvimento do filho poderiam considerar como um caso pontual de dificuldade de relacionamento. Nesse sentido, um tratamento tardio pode prejudicar todo o desenvolvimento social da criança, uma vez que quanto menos interação menor será sua superação. (Reestruture as discussões apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) Somado a isso, os professores também são outros termômetros dessa questão. Se os pais não identificam tais características (Vírgula) cabe aos educadores fazê-la identificá-las. Além disso, após o diagnóstico, os alunos portadores precisam de um ensino, em alguns casos, diferenciado, isso requer maior atenção dos educadores, já que demanda de mais tempo para fazer um trabalho exclusivo. (Ideias fragmentadas) Criando, assim, outro dificultador. (Reestruture as discussões apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) Fica evidente, portanto, que a inclusão de pessoas com autismo na sociedade é repleta de vários desafios. Começando pelo diagnóstico precoce ao trabalho lapidador do professor, o governo federal (Muito bem. Apresentou o agente) deveria ofertar políticas públicas de divulgação de conhecimento a respeito do autismo, (Muito bem. Apresentou a ação) além de as famílias acompanharem mais de perto o desenvolvimento dos seus filhos e as faculdades criarem grades curriculares que abordam esse tema, para que pessoas como Lionel Messi, jogador de futebol diagnosticado com autismo, (Cuidado. Essa discussão não foi desenvolvida ao longo do texto) não sejam apagados por essa doença. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Evite uma argumentação limitada. Reestruture e explore os argumentos com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |