* Obstáculos para a inclusão dos indivíduos autistas na sociedade brasileira * - Banco de redações


Autismo: desafios para a inclusão

Enviada em: 10/08/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na série estadunidense "The Good Doctor",o personagem principal, Shaun Murphy, é diagnosticado com autismo desde a infância. Devido a isso, ao longo da trama, enquanto Shaun atua como médico, ele precisa se empenhar para provar suas capacidades aos colegas de trabalho. Em consonância com a realidade de Shaun, está a de muitos indivíduos diagnosticadas com o autismo, já que, (Sem vírgula) a inclusão desse grupo ainda representa um desafio para a sociedade brasileira. Isso ocorre seja pela precariedade e a negligência governamental nesse âmbito, seja pela discriminação desse grupo por parte da população (Muito bem. Formulou a tese). Desse modo, é essencial que haja medidas para acolher essa parcela da sociedade, tal como Shaun, a fim de que os obstáculos que impedem esse acréscimo sejam superados.

(Boa estratégia coesiva) Nessa perspectiva, acerca dos impedimentos á para a inserção das pessoas autistas, é válido realçar a omissão governamental nesse âmbito. Considerando os objetivos fundamentais da Constituição de 1988, todos os cidadãos devem ser tratados sem discriminação. Por isso, é óbvio que a precariedade de estruturas para atender pessoas diagnosticadas com autismo impedem que as pautas de igualdade sejam cumpridas. Assim, a falta de amparo gera a exclusão desse público. No âmbito escolar, por exemplo, a debilidade do atendimento afeta o desenvolvimento e a socialização de um indivíduo autista. Logo, é visível que medidas eficazes de inclusão, por parte do governo (Vírgula) podem solucionar esse obstáculo. (Explore com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Paralelamente a esse descaso governamental, é fundamental o debate acerca da aversão ao grupo em pauta. Esse desafio gera a exclusão do indivíduos afetados e, consequentemente, resulta em problemas de autoestima e reclusão social. Tal conjuntura segregacionista contraria o princípio de "Espaço público", da filósofa Hannah Arendt, que defende a total inclusão dos oprimidos na teia social. Assim, torna-se claro que a atitude discriminatória e segregacionista da população, (Sem vírgula) impede a inclusão do grupo tratado. (Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Portanto medidas são necessárias para solucionar os desafios da inclusão de indivíduos que dispõem do autismo no Brasil. Para isso, compete ao Ministério da Cidadania, juntamente ao Ministério da Educação, investir em políticas públicas de acolhimento ao público afetado, através de estruturas que amparem e prestrem suporte à esse grupo, com a finalidade de promover a sua inclusão, por meio de atendimentos psicológicos ou de suporte por profissionais capacitados- em ambientes escolares, por exemplo (Muito bem. Apresentou detalhamento)- (Muito bem. Apresentou agente, ação, meio e finalidade). Ademais, campanhas de conscientização e palestras podem influenciar a população para que haja mais respeito e empatia entre os indivíduos. 

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver o texto. Explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200