Na série "The Good Doctor – O Bom Doutor", o protagonista Shaun Murphy, um médico autista, enfrenta a dificuldade de sua inclusão no hospital em que trabalha. Em relação com a ficção, várias pessoas que possuem esse transtorno neuropsicológico tentam ser incluídas na sociedade, mas não conseguem por serem consideradas "diferentes" das demais. Essa barreira não é combatida não só pela falta de políticas públicas a favor de pessoas autistas, mas também pelo preconceito devido à desinformação e facilidade de discurso de ódio por parte da população. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, é notório que a má direção governamental corrobora para a exclusão de autistas. Segundo Nicolau Maquiavel, a péssima coordenação de políticos tende a comprometer um bom vivenciamento entre pessoas que possuem algum distúrbio e as que não possuem. Vê-se (Vírgula) no Brasil contemporâneo (Vírgula) a realidade descrita pelo filósofo, onde cidadãos que apresentam disfunções são prejudicados pela falta de governança em prol da sua segurança e liberdade. (Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, outro óbice a ser derrubado é o preconceito contra pessoas autistas. Durante a Guerra Fria, a internet foi criada com o objetivo de comunicação entre dois pontos distantes, mas o cenário atual distorce essa função cibernética, onde uns ”despejam” palavras de aversão e intolerância e outros não buscam informação em relação a transtornos cerebrais, o que enrijece quadros de repúdio e exclusão de pessoas autistas. (Argumento limitado. Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, são essenciais medidas para a inclusão do autista na sociedade brasileira. Para isso, compete ao Ministério da Educação investir na melhoria da qualidade de ensino aos alunos em escolas públicas e privadas, caracterizando o papel essencial da pessoa autista no corpo social (Melhore a progressão de ideias) e contratando, por meio de concursos, professores e auxiliares especiais. Isso deve ser feito por meio de capital liberado pelo Tribunal de Contas da União — órgão que aprova e fiscaliza feitos públicos—, com o propósito de potencializar o atendimento a essas pessoas e oferecê-los o tratamento adequado. Ademais, palestras devem ser realizadas em espaços públicos sobre os malefícios da repressão e exclusão de cidadãos e da importância do acolhimento das pessoas vulneráveis. Assim, casos de segregação pública, como o de Shaun Murphy, ficarão apenas na memória. (Muito bem. Apresentou a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Evite uma abordagem limitada do tema. Delimite e explore os argumentos com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |