JXP - Exclusão política e cibernética - Banco de redações


Autismo: desafios para a inclusão

Enviada em: 20/08/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na série "The Good Doctor – O Bom Doutor", o protagonista Shaun Murphy, um médico autista, enfrenta a dificuldade de sua inclusão no hospital em que trabalha. Em relação com a ficção, várias pessoas que possuem esse transtorno neuropsicológico tentam ser incluídas na sociedade, mas não conseguem por serem consideradas "diferentes" das demais. Essa barreira não é combatida não só pela falta de políticas públicas a favor de pessoas autistas, mas também pelo preconceito devido à desinformação e facilidade de discurso de ódio por parte da população. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese) 

(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, é notório que a má direção governamental corrobora para a exclusão de autistas. Segundo Nicolau Maquiavel, a péssima coordenação de políticos tende a comprometer um bom vivenciamento entre pessoas que possuem algum distúrbio e as que não possuem. Vê-se (Vírgula) no Brasil contemporâneo (Vírgula) a realidade descrita pelo filósofo, onde cidadãos que apresentam disfunções são prejudicados pela falta de governança em prol da sua segurança e liberdade. (Reestruture a discussão apresentada)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, outro óbice a ser derrubado é o preconceito contra pessoas autistas. Durante a Guerra Fria, a internet foi criada com o objetivo de comunicação entre dois pontos distantes, mas o cenário atual distorce essa função cibernética, onde uns ”despejam” palavras de aversão e intolerância e outros não buscam informação em relação a transtornos cerebrais, o que enrijece quadros de repúdio e exclusão de pessoas autistas. (Argumento limitado. Reestruture) 

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, são essenciais medidas para a inclusão do autista na sociedade brasileira. Para isso, compete ao Ministério da Educação investir na melhoria da qualidade de ensino aos alunos em escolas públicas e privadas, caracterizando o papel essencial da pessoa autista no corpo social (Melhore a progressão de ideias) e contratando, por meio de concursos, professores e auxiliares especiais. Isso deve ser feito por meio de capital liberado pelo Tribunal de Contas da União — órgão que aprova e fiscaliza feitos públicos—, com o propósito de potencializar o atendimento a essas pessoas e oferecê-los o tratamento adequado. Ademais, palestras devem ser realizadas em espaços públicos sobre os malefícios da repressão e exclusão de cidadãos e da importância do acolhimento das pessoas vulneráveis. Assim, casos de segregação pública, como o de Shaun Murphy, ficarão apenas na memória. ​​​​​​​(Muito bem. Apresentou a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Evite uma abordagem limitada do tema. Delimite e explore os argumentos com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200