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Autismo: desafios para a inclusão

Enviada em: 03/08/2021

Status:

Corrigida
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No período do Realismo brasileiro, os poetas se concentravam em abordar, nas suas obras, com objetividade, as mazelas na sociedade da época. Hodiernamente, é perceptível que caso essa escola literária ainda marcasse presença no corpo social, possivelmente, seus poetas não deixariam de abordar temas maléficos, sendo um desses: o autismo e seus desafios de inclusão, visto que essa questão se faz intrínseca na temática de discussão do Realismo, pois constitui um problema social. Desse modo, com o objetivo de continuar o legado desse grande marco na literatura brasileira, há de se discutir sobre as causas do problema, sendo elas: a insuficiência legislativa e a lenta mudança da mentalidade social. (Boa contextualização do tema) 

(Boa estratégia coesiva) A princípio, é de suma importância destacar que a deficiência legislativa constitui a permanência da problemática. No livro "Cidadão de papel", de Gilberto Diminstein, é dissertado sobre as leis e prerrogativas as quais não possuem funcionalidade no meio social. Analogamente, faz-se possível encaixar tal alusão às legislativas de inclusão das pessoas autistas, tendo como exemplo a lei de educação especial prorrogada em 2015, visto que, apesar de essas leis estarem fazendo parte da legislação brasileira, não são realizadas em exercício real, dado que a grande problemática que reverbera as dificuldades de inclusão de autistas ainda serem um estorvo nos tempos atuais, como comprovado com dados do INEP (Desenvolva a sigla), autarquia federal, os quais dizem que o número de cidadãos autistas matriculados nas escolas aumenta de maneira vagorosa. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Ademais, observa-se que a gradativa mudança de mentalidade corrobora para a perpetuação do problema. Na série "The Good Doctor", um médico autista, é impedido de examinar um paciente pelos seus pais, devido esses não desejarem um médico com (TEA), Transtorno do Espectro do autismo Autista, atendendo seu filho. Dessa maneira, infere-se, (Sem vírgula) que o seriado retrata um contexto fictício, contudo, remetente  remetendo à realidade, uma vez que as dificuldades de interação de sujeitos sociais autistas se deverem  devem muito ao fato de sofrerem uma espécie de preconceito por parte da sociedade, evidenciado uma estagnação do pensamento social em relação ao autismo, como é visto pelos pais do paciente na série "The Good Doctor". (Reestruture a discussão apresentada)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para neutralizar essas dificuldades. Nessa perspectiva, o governo gederal, (Sem vírgula) deve realizar, por meio de investimentos fiscais, (Muito bem. Apresentou agente, ação e meio) campanhas publicitárias, em todo o Brasil, -que mostrem a discriminação e os desafios dos indivíduos autistas no seu dia a dia-, com o objetivo de conscientizar toda a população a respeitá-los e os ajudarem nas suas interações sociais (Muito bem. Apresentou a finalidade). Somente assim, as leis que defendem os direitos de pessoas com deficit na comunicação social serão exercidas.

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver o texto. Evite uma abordagem superficial. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200