O autismo e suas barreiras na educação - Banco de redações


Autismo: desafios para a inclusão

Enviada em: 10/08/2021

Status:

Corrigida
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Sancionada em 2012, a lei Berenice Piana, (Sem vírgula) reconhece o autismo como deficiência, garantindo seus direitos, dentre eles a integração escolar. Essa inserção traz desafios em sua implementação como a necessidade de diagnóstico precoce, apoio multidisciplinar e a sensibilização dentro das escolas. (Melhore a contextualização do tema) 

(Melhore a estratégia coesiva) O diagnóstico precoce facilita na intervenção de medidas a serem aplicadas com a criança. Cada uma possui sua individualidade dentro do espectro; alguns com graus maiores ou menores de dificuldade de interação com o meio. Sendo assim, quanto mais cedo ocorrer o diagnóstico, melhor e mais rápido será o processo de desenvolvimento. (Reestruture a discussão)

(Melhore a estratégia coesiva) Vale ressaltar a importância do apoio da família juntamente com os médicos que acompanham o autista. Também se faz necessária a comunicação contínua com a escola e professores. Por conseguinte, será possível proporcionar maior bem-estar tanto na sua vida escolar e fora dela. (Abordagem limitada)

​​​​​​​(Melhore a estratégia coesiva) Nota-se, portanto, que o ambiente escolar deve não somente estar aberto ao aluno, contudo tornar o aprendizado efetivo. Cabe ao governo capacitar professores para melhor atendê-los. (Ideias fragmentadas) Até mesmo promover campanhas para esclarecer e trazer debates sobre. (Ideias fragmentadas) Onde a colaboração de todos os envolvidos ocorra de forma a diminuir o estigma sobre o autismo. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


Reestruture e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Evite uma argumentação limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     560


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200