Autismo: desafios para a inclusão - Banco de redações


Autismo: desafios para a inclusão

Enviada em: 20/08/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Diante do já conhecido cenário brasileiro (Vírgula) marcado por diversos estigmas relacionados a transtornos mentais (Vírgula) depreende-se que os desafios para a inclusão das pessoas com autismo são enormes, tendo em vista que, (Sem vírgula) o preconceito está amplamente difundido na concepção da população e que faltam políticas governamentais mais engajadas nesse processo de integração. (Reestruture as discussões iniciais)

(Reveja a estratégia coesiva) Não desconhecido é o fato de que o ser humano possui grande dificuldade em aceitar e respeitar aquilo que se mostra diferente (Reformule essa ideia). Situação essa que se refletiu na construção de uma sociedade amplamente vinculada a um contexto de preconceito em que aquele que se mostra distinto do padrão pré-estabelecido é julgado, discriminado e excluído de todo um convívio social . Fato esse que é explicitado na série “The Good Doctor”, em que o personagem Shawn, portador de Transtorno do Espectro do Autismo Autista, enfrenta inúmeras dificuldades para conseguir atuar como médico, em virtude dos diversos entraves estabelecidos pelos demais médicos que desconfiavam da capacidade de Shawn. Nessa perspectiva (Vírgula) evidencia-se a enorme dificuldade que os os autistas encontram no aspecto da inclusão social, visto que, (Sem vírgula) o autismo é um transtorno que interfere justamente na interação social, com comprometimento da comunicação verbal e não verbal. (Reestruture)

(Reveja a estratégia coesiva) Logo, sob o viés supracitado, destaca-se a relevância da atuação do governo na desconstrução dos estigmas presentes na sociedade. Vertente em que tem se mostrado negligente, à medida que, (Sem vírgula) se apresenta apresenta-se pouco empenhado frente ao necessário aprimoramento das políticas inclusivas, que não garantem um atendimento de qualidade aos deficientes. Fato esse que no aspecto educacional demonstra-se ainda mais vigente, ao passo que, (Sem vírgula) houve um aumento no número de alunos com necessidades especiais matriculados, o que demanda um maior suporte do governo, principalmente dos alunos autistas que necessitam de profissionais com preparação e didáticas específicas. (Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, conclui-se que é de extrema importância que o governo, representado por vereadores, senadores e deputados, criem leis, por meio do Legislativo (Vírgula) para garantir os direitos das pessoas com autismo (Vírgula) e que a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, como órgão responsável pelos deficientes, promova campanhas de conscientização, para destruir o preconceito na sociedade e garantir a inclusão social dos autistas. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e exploradas com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200