A vida de quem convive com deficiência (Vírgula) e precisa enfrentar o sistema educacional (Vírgula) ganhou representação no filme "Como Estrelas na Terra". Na obra indiana, o protagonista, uma criança com dificuldades de aprendizagem, precisa superar o bullying, as críticas e o sentimento de impotência para conviver na escola. Na realidade brasileira, a conjuntura da educação ainda convive com problemas que impedem uma inclusão efetiva, principalmente de quem possui o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA), o que demanda uma análise crítica das consequências dessa exclusão. (Formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, vale ressaltar que recentemente houve uma readaptação na visão do Estado para lidar com a educação inclusiva. De acordo com a nova Política Nacional de Educação Especial (PNEE), crianças e adolescentes com alguma deficiência poderão se matricular em "escolas especiais", diferente dos estudantes que não possuem diagnósticos. Conforme a professora de Psicologia Escolar da USP (Desenvolva a sigla), Karina Soledad, essa medida representa um retrocesso, uma vez que segrega os indivíduos em função de suas condições psicológicas. Caso a medida vigore, as escolas regulares se tornarão lugar para reforçar sentimentos de exclusão, impossibilitando que autistas e não-autistas possam trocar conhecimentos de mundo e coexistir cada qual com suas especificidades. (Delimite e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, os sujeitos acometidos pelo TEA ainda precisam conviver com estigmatizações. Segundo o psicólogo Jean Piaget, as crianças em processo de escolarização possuem papel ativo na construção do conhecimento. Assim sendo, independente das especificidades que cada um carrega, torna-se possível aprender. No entanto, muitos sujeitos que possuem tal transtorno não são vistos com seu devido valor: seja pela falta de capacitação dos profissionais escolares para atender as demandas, seja pelo preconceito ainda marcante, que por vezes, (Sem vírgula) reduz seus potenciais criativos, comunicativos e sociais. Essa infeliz realidade é retratada no livro infantil "O Menino que tinha Medo", de Andrea Viviana, cuja história se baseia na experiência de exclusão proveniente do estigma associado ao autismo. (Delimite e explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, fica evidente que a inclusão de autistas está distante de se tornar uma realidade concreta para a educação nacional. Portanto, com o ímpeto de mitigar esse desafio, cabe ao Ministério da Educação, em parceria com especialistas e pais responsáveis, (Muito bem. Apresentou o agente) reavaliar a pertinência da PNEE através de audiências públicas (Muito bem. Apresentou a ação), a fim de fomentar discussão ampla sobre o tema e atender as mais diversas necessidades educacionais (Muito bem. Apresentou a finalidade). Ademais, é de responsabilidade das escolas (Muito bem. Apresentou outro agente) efetivar seu dever social de incluir as diferenças, (Muito bem. Apresentou a ação) por meio de estratégias pedagógicas que permitam todos aprenderem juntos (Muito bem. Apresentou o meio), reduzindo, consequentemente, o quadro de evasão escolar proeminente dessa população. Assim, a mensagem do filme indiano evidenciará a importância de aprender com as estrelas da terra. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |