A NOSSA SOCIEDADE NÃO É A MAIS PREPARADA PARA LIDAR COM ESTE TEMA. AS CARACTERÍSTICAS QUE PREDOMINAM NAS MENTES EM GERAL SÃO DÍSPA-RES díspares DAS CONFIGURAÇÕES AUTISTAS FICANDO PATENTE, SIM, UMA DIFICULDA-DE dificuldade DE INCLUSÃO ÀS PESSOAS PORTADORAS DO AUTISMO. (Reelabore as discussões iniciais)
(Reveja a estratégia coesiva) ASSIM, O PRECONCEITO ESTÁ ENTRANHADO NO POVO. UMA PROVA DESSA PROBLEMÁTICA É A SÉRIE "THE GOOD DOCTOR", A QUAL NARRA O PRECONCEITO NO NÚCLEO FAMILIAR. O PAI DO PERSONAGEM PRINCIPAL, QUE É PORTADOR DA TEA (Desenvolva a sigla), SE COMPORTA DE FORMA PRECONCEITUOSA (Vírgula) NÃO COMPREENDENDO O TRANSTORNO DO FILHO. O PAI TRANSTORNOU O PRÓPRIO FILHO, POR MEIO DE SEU CONCEITO INFUNDADO, A PONTO DE PREJUDICAR A INSERÇÃO DAQUELE EM TODOS OS ÂMBITOS. (Explore as discussões com mais clareza. Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) POR OUTRO LADO, TEMOS (Evite a ideia de primeira pessoa) A QUESTÃO DAS ESCOLAS. MUITOS PROFESSORES NÃO ESTÃO QUALIFICADOS PARA LECIONAR A para ALUNOS DO TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO Autista, UMA VEZ QUE, (Sem vírgula) OS SALÁRIOS SÃO BAIXOS E A INFRA-ESTRUTURA infraestrutura DAS ESCOLAS EM GERAL É PRECÁRIA; OUTROS TÊM MEDO, PRé-CONCEITO preconceito ETC. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) PORTANTO, CABE AO MEC (Desenvolva a sigla) E MINISTÉRIO DA FAMÍLIA EM AÇÃO CONJUNTA PRO-MOVER promover O COMBATE AO PRECONCEITO NA SOCIEDADE, A QUALFICAÇÃO DOS PROFESSSORES, A REESTRUTURAÇÃO DAS ESCOLAS E O AUMENTO DO PISO SALARIAL DOS DOCENTES. IDEALIZANDO CAMPANHAS NACIONAIS ANTI PRE-CONCEITO, ACIONANDO O CONGRESSO NACIONAL (Vírgula) ALÉM DE PARCERIA COM AS SECRETaRIAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO; (Vírgula) VISANDO A ELIMINAÇÃO DOS OBSTÁ-CULOS obstáculos CONTRÁRIOS para A INSERÇÃO DE TAIS PESSOAS.
Comentários do corretor
Observe que o texto foi escrito em letra de caixa alta (isso comprometeu a sua nota). Reestruture e explore as discussões com mais clareza. Cuidado com o tangenciamento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 80 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 480 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |