Redação/ 20 {#} - Banco de redações


Autismo: desafios para a inclusão

Enviada em: 10/08/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

De acordo com o Artigo 5 da Constituição federal do Brasil, todos os cidadãos brasileiros são iguais perante a lei e merecedores dos direitos inalienáveis ao ser humano. Porém, sabe-se que, atualmente, as pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) no país não são devidamente tratadas de maneira desejada, haja vista que a existência de uma sociedade alienada e a carência de uma educação eficaz e inclusiva contribuem para a manutenção da exclusão social destes indivíduos (Muito bem. Formulou a tese). Portanto, faz-se imprescindível uma resolutividade desta problemática fatídica.


(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, é necessário ressaltar que, (Sem vírgula) uma sociedade que se configura a partir da uma visão estigmatizada (Vírgula) acerca da condição de uma pessoa autista (Vírgula) favorece para sua exclusão social. Sob esse viés, percebe-se que (Vírgula) de acordo com a alegoria do "Mito da Caverna", do filósofo grego Platão, ao se submeter às correntes da ignorância, o ser humano vai de encontro aos preceitos da sabedoria, o que por fim, (Sem vírgula) corrói a constituição de uma sociedade cujo o princípio é a igualdade e o respeito. Por meio disso, ao notar tal persistência social de incompreensão do próximo, principalmente das pessoas com TEA, há a persistência da visão estigmatizada (Vírgula) o que acarreta no preconceito contra esses sujeitos como cidadãos. (Reestruture as discussões apresentadas) 


​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Em continuidade, percebe-se que a carência de uma educação eficaz e que priorize a inclusão de todos os sujeitos contribui ainda mais para que a exclusão das pessoas autistas na coletividade não seja solucionado. Nesse sentido, de acordo com o sociólogo Émile Durkheim (Vírgula) a educação é um dos principais alicerces na constituição de uma sociedade moderna e o principal meio de formação do indivíduo. A partir disso, nota-se que a carência de escolas capazes de estabelecer uma eficaz metodologia inclusiva, na qual não apresente assistência estatal segura a fim de promover a boa interação e o aprendizado de jovens com TEA, (Melhore o encadeamento textual) ferem o princípio de Durkheim.


​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Logo, ações são necessárias para solucionar os desafios encontrados na inclusão social das pessoas com o Espectro Autista. Sendo assim, cabe ao Ministério da Educação, em conjunto com o governo federal, por meio verbas governamentais remodelar a educação pública e privada do país de modo a ampliar o acesso de crianças com autismo a partir da reserva de vagas especializada e com uma metodologia pedagógica capacitada (Vírgula) a fim de promover a equidade no país e fazer valer o Artigo 5 da Carta Magna. (Muito bem. Apresentou agente, ação, meio e finalidade)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser desenvolvidas com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200