De acordo com um estudo da Revista Espaço Aberto, da Universidade de São Paulo, o Brasil (Vírgula) com pouco mais de 200 milhões de habitantes, possui uma média de aproximadamente 200 mil pessoas autistas, ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), como também é chamado, com um registro de 300 mil ocorrências só no estado paulistano. O estudo diz ainda que (Vírgula) em 2007, esse mesmo estado foi obrigado (Vírgula) por lei, a arcar com os custos de educação e saúde de qualquer indivíduo com autismo. Entretanto, no que tange a inclusão escolar, ainda existem muitos vieses a serem superados, como, (Sem vírgula) adequar a escola regular para receber esses alunos e, também, combater o preconceito da sociedade com relação a pessoa portadora dessa patologia. (Delimite as discussões iniciais)
(Melhore a estratégia coesiva) Dados mostram que, (Sem vírgula) para que um aluno com TEA seja matriculado numa escola pública, ele primeiro enfrentará diversas objeções, como, (Sem vírgula) ser rejeitado logo de início por sua deficiência, e quando aceitam, (Sem vírgula) não dispõem de professores capacitados didaticamente para atender de forma pedagógica as demandas desse grupo, necessitando do apoio de um orientador terapeuta dentro da sala de aula. Isso é tido como desnecessário, pois para tratar os transtornos comportamentais e psíquicos dos deficientes, (Sem vírgula) existem os Centros de Atenção Psicossociais (Caps), que contam com uma equipe multiprofissional, cabendo à escola apenas o dever de educar e promover a inclusão social. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim (Vírgula) é que a sociedade vê a pessoa TEA com indiferença, o que os leva a defender propostas de aprovação de leis que infringem seus direitos, como criação de espaços próprios para os autistas e escolas especiais para recebê-los, configurando um crime de discriminação, porquanto estão os diferenciando dos demais, por sua deficiência. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, espera-se que o poder público aprove leis e crie políticas públicas em defesa da pessoa autista, como, (Sem vírgula) capacitar os professores, promover o respeito e integração social à pessoa TEA, nas escolas e espaços públicos, através do estudo regular, palestras, debates, eventos e outros meios. Também, tornando obrigatória sua matrícula e inclusão escolar, com a presença de um orientador terapeuta apenas quando necessário. Somente dessa forma será possível garantir que os autistas desfrutem dos seus direitos de serem respeitados e educados em pé de igualdade com os demais cidadãos brasileiros em escolas públicas. (A proposta está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |