A educação e o autismo - Banco de redações


Autismo: desafios para a inclusão

Enviada em: 10/08/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Sabe-se que a educação é indispensável para a formação intelectual e acadêmica de um indivíduo. Segundo Nelson Mandela, ex-presidente sul-africano, "a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo." (Ponto final) Infelizmente, porém, é notório que o sistema educacional brasileiro não é amigável com pessoas com necessidades especiais e transtornos, entre elas os autistas. Os estudantes que possuem esta síndrome enfrentam dificuldades em seu aprendizado e em enturmar-se com os colegas de sala devido à falta de recursos acessíveis e preconceitos por parte da sociedade. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese. No entanto, melhore a progressão de ideias)

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é evidente que as escolas brasileiras não possuem recursos adaptáveis para o aprendizado por parte de estudantes autistas. Segundo o Censo Escolar de 2018, houve um aumento de cerca de 40% no número de alunos autistas nas escolas comuns em relação ao ano anterior. Contudo, não deve ser considerada somente a presença em sala de aula, como também o aprendizado do aluno. Estudantes com TEA (Desenvolva a sigla) às vezes necessitam de um aprendizado adaptado, pois encontram dificuldade em aprender da forma padrão, prejudicando seus desempenhos acadêmicos e, consequentemente, seus futuros como profissionais, aumentando assim ainda mais o abismo da desigualdade e exclusão social no Brasil. (Reestruture a discussão apresentada)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a zombaria e a exclusão feita pelos colegas de classe também são enfrentadas por essas crianças, visto que a sociedade ainda encontra empecilhos para aceitar aqueles que são diferentes. De acordo com dados revelados pelo Instituto Autista Nacional do Reino Unido, duas a cada cinco crianças autistas sofrem bullying, que pode atrapalhar a performance escolar do aluno e levá-lo a desenvolver problemas psicológicos e, em casos extremos, ao abandono escolar. (Explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Tendo em vista o mencionado, conclue-se conclui-se que é necessária a intervenção por parte do Ministério da Educação e do Instituto da Criança e do Adolescente. É dever desses, respectivamente, fornecer formas de ensino adaptadas aos alunos necessitados, levando em conta as necessidades de cada um e combater os preconceitos com estudantes especiais, ensinando aos colegas que diferenças existem e demandam serem respeitadas. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200