Autismo, uma discussão social - Banco de redações


Autismo: desafios para a inclusão

Enviada em: 20/08/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O Transtorno do Espectro do Autismo – TEA – representa uma discussão social por condicionar relações humanas, desenvolvimento pessoal e, acima de tudo, inclusão desses indivíduos na sociedade. Em vista disso, ater-se aos problemas atuais enfrentados por eles é essencial para entender a situação familiar, educacional e profissional desse grupo e, assim, desenvolver um ambiente seguro e democrático. Então, discutir acerca do autismo requer informação, pois ainda há desconhecimento sobre o assunto, perpetuando, por sua vez, preconceito e exclusão. Também, é necessária uma educação reflexiva e humanística, pela  a qual permita conhecimento do tema e empatia. (Melhore a contextualização do tema) 

(Reveja a estratégia coesiva) Nesse contexto, infere-se dimensionar, inicialmente, a importância da informação para esclarecer dúvidas e incutir à população noção referente ao autismo e, por conseguinte, configurar um cenário consciente a respeito dos desafios sofridos por eles. Dessa forma, categorizá-los como incapazes ou inaptos para realizar atividades cotidianas como: ir à escola, fazer compras e participar de festas e recreações sociais, (Sem vírgula) só mostra uma realidade equivocada. Isso acontece, principalmente, pelo baixo engajamento de notícias midiáticas de falar sobre o tema ou entrevistar, com frequência, pessoas reais acometidas pela síndrome. Nesse entendimento, a série "The Good Doctor"O bom doutor", mostra o dia a dia de um autista formado em medicina, a qual leva uma vida normal (Problemas no encadeamento das ideias) e saudável diante da sociedade hospitalar. Logo, buscar conhecer e se instruir acerca do assunto é fundamental para desconstruir ideias erradas sobre o autismo. (Reestruture as discussões)

(Boa estratégia coesiva) À vista disso, percebe-se uma negativa no entorno educacional, no a qual influencia a cultura do preconceito e afeta as pessoas com autismo. Como exemplificação é o novo Currículo Nacional do Ensino Básico – CNEB, o qual não define obrigatoriedade em disciplinas reflexivas e humanísticas como: filosofia, sociologia e ética, por exemplo. Por isso, por serem consideradas essenciais para edificar e humanizar uma civilização, ajudam a criar entendimento moral diante dos problemas pessoais e coletivos e, consequentemente, permitir construir uma sociedade justa e que promova igualdade entre indivíduos, independente da sua condição neurológica ou psíquica. Porém, como finaliza a filósofa brasileira Marilena Chauí: “o ensino tradicional não forma serem críticos, mas fecha qualquer horizonte mais humanizado”. (Reformule essa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Com base nessas considerações, o autismo como desafio para a inclusão denota discussão social e política (Problemas na construção de sentido). Neste sentido, cabe ao Ministério da Saúde, órgão responsável pela saúde pública do país e de garantia sanitarista digna da nação, estabelecer, por intermédio do SUS – Sistema Único da Saúde, centros de informatividade, tendo o autismo fator prioritário. Para tanto, a especificidade dos centros deve compartilhar informação junto ao público comunitário sobre a síndrome, além de firmar parceria com canais midiáticos para exibir comerciais, em horário nobre, de pessoas reais que passam por isso. Portanto, essas soluções podem perfectibilizar um país inclusivo e democrático. (A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Delimite e explore os argumentos de acordo com o tema. Cuidado com o tangenciamento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200