Autismo: desafios para a inclusão - Banco de redações


Autismo: desafios para a inclusão

Enviada em: 02/08/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na sociedade hodierna, a inclusão tem se tornado pauta frequente no cotidiano dos brasileiros. Entretanto, analisando-se o cenário atual, é possível observar obstáculos no que se refere à integração de pessoas autistas junto à sociedade. Essa realidade se deve a problemáticas como: a falha recorrente das mídias sociais no que está relacionado à representatividade e a falta de investimentos por parte do governo. (Melhore a contextualização do tema)

(Boa estratégia coesiva) Em um primeiro momento, cabe a análise das mídias sociais como um todo, tendo em vista que, (Sem vírgula) há pouca visibilidade para os portadores do transtorno do espectro autista. De acordo com a teoria do Habitus, do sociólogo Pierre Bourdieu, a sociedade possui padrões que são impostos, naturalizados e, posteriormente, reproduzidos pelos indivíduos. Em consonância com a citação anterior, percebe-se nos meios de comunicação a ideia e a ilusão de uma vida perfeita que, por consequência, traz consigo a exclusão aos que não se encaixam aos padrões impostos. (Abordagem tangencial do tema)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, cabe a discussão á cerca  acerca da falha no que tange aos investimentos feitos por parte dos órgãos governamentais. Este quadro de inoperância do poder exemplifica a teoria das Instituições Zumbis, do filósofo Bauman, que as descreve como presentes na sociedade , mas não cumprem seu papel com eficácia. Prova disso é a segregação e o abandono daqueles que carecem de auxílio. (Abordagem tangencial do tema)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é de suma importância que a mídia, ferramenta de grande abrangência, informe a sociedade e gere oportunidades, incluindo pessoas autistas em suas programações. Outrossim, cabe ao governo, principal promotor da harmonia social, auxiliar, por intermédio de incentivo monetário, a realização de palestras, aulas e obras, com o objetivo de promover representatividade e inclusão. Dessa forma, trazendo notoriedade para pessoas portadoras do transtorno e desfazendo estigmas. 

Comentários do corretor


O tema foi desenvolvido de modo tangencial. Reestruture. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 40 Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 40 Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 40 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     480


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200