O autismo (Vírgula) ou hoje denominado TEA (Transtorno do Espectro Autista), é caracterizado pela tríade sintomática de dificuldade de interação social, dificuldade de comunicação e movimentos estereotipados. Antigamente (Vírgula) as pessoas com esse diagnóstico, (Sem vírgula) estavam fadadas a viverem isoladas da sociedade, tanto em manicômios como nas suas residências, sem tratamento e interação social. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)
(Reveja a estratégia coesiva) Após a reforma manicomial, a evolução da medicina e um maior respeito aos direitos humanos, a maneira como deficientes e autistas são vistos mudaram e políticas de inclusão foram criadas com o objetivo de uma transformação no modo como essas pessoas são tratadas e vistas na sociedade. (Abordagem limitada. Reestruture)
(Reveja a estratégia coesiva) Sabe-se que por se tratar de um espectro, o autismo pode apresentar vários graus de intensidade e uma gama diversas de sintomas, todos relacionados a tríade sintomatológica, portanto para que as políticas de inclusão escolar sejam de fato efetivas, é necessário uma interação da família com os profissionais que lidam com esse público, a fim de que sejam adotadas as melhores e mais eficientes formas de inclusão, respeitando a subjetividade do indivíduo. (Reestruture)
(Reveja a estratégia coesiva) Além do cuidado com o tato individual e de uma interação familiar, é necessário que sejam disponibilizados cursos/oficinas de aprimoramento para os profissionais que lidam com esse público e também para a família dessas pessoas, que por várias vezes encontram-se desamparadas e sem saber como lidar e onde encontrar tratamento e auxílio para seus amados. (Reestruture as discussões apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) Portanto (Vírgula) para que os direitos dos portadores de algum transtorno, deficiência e TEA, (Tangenciamento) sejam respeitados, é necessário uma ampliação da divulgação do tema, assim como treinamentos constantes, que utilizem de quizes, vídeos, filmes, e que demonstrem situações reais, onde os profissionais consigam expor suas dificuldades, e assim consigam melhorar esses pontos, para que a inclusão dessas pessoas na sociedade e nas escolas aconteça de fato. (Reestruture a discussão apresentada)
(Reveja a estratégia coesiva) Resta por assim concluir (Vírgula) que além da concientização dos profissionais, é necessário que a população (Vírgula) no geral, seja orientada e concientizada para a importância da inclusão, (Ponto final) Essas orientações podem vir via redes sociais, campanhas publicitárias na TV e em jornais, assim, com mais pessoas orientadas, a inclusão dos portadores de alguma deficiência e de TEA se faz de modo mais leve e respeitando os direitos humanos, que são direitos de todos.
Comentários do corretor
Cuidado com o tangenciamento. Delimite e explore as discussões de acordo com o tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |