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Autismo: desafios para a inclusão

Enviada em: 02/08/2021

Status:

Corrigida
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Segundo a filósofa francesa Simone de Beauvoir, "o mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles". Essa afirmação pode ser facilmente aplicada aos desafios para a inclusão do autista no Brasil, uma vez que mais escandalosa do que a ocorrência dessa problemática é o fato da sociedade se habituar a essa realidade com indiferença. Logo, nota-se que esse problema é consequência tanto da má aptidão educacional quanto do abismo social. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, de modo a interessar-se por uma melhora no corpo social.

(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise (Vírgula) é imperativo destacar a principal causadora desse problema - a falta qualidade pedagógica. Conforme alegou o filósofo prussiano Immanuel Kant, "o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele". Sob essa perspectiva (Vírgula) percebe-se que enquanto houver falta de educação haverá falhas no país. A escola (Vírgula) como órgão responsável por educar (Vírgula) está diretamente presente no tópico de inclusão, pois é apartir  a partir dela que os alunos aprenderão a se socializar. Entretanto, no Brasil (Vírgula) como não há uma educação pública boa (Vírgula) também não há um acompanhamento adequado aos alunos deficientes do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e não há um bom ensinamento aos demais estudantes (Vírgula) o que acarreta em um preconceito, onde os mesmos  (Use quando houver ideia de igualdade) desde de criança verão o autista como uma pessoa anormal e incapaz de fazer as mesmas coisas que eles (Vírgula) deixando-os de lado das brincadeiras, ou seja (Vírgula) desde da infância já serão excluídos. Dessa maneira, é necessário que haja no componente curricular (Vírgula) das instituições escolares, aulas envolvendo a interação de todos, assim haverá uma melhor socialização entre eles. (Reelabore as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Consequentemente, é relevante ressaltar o abismo social - primordial tripé da desigualdade social - como elementar impulsionador da exclusão do autista. Considerando a alusão, "a injustiça secular dilacera o Brasil em dois países distintos: o país dos privilegiados e o país dos despossuídos" - do escritor brasileiro Ariano Suassuna - reflete prontamente no corpo brasiliano, devido ao desprovimento de oportunidades, muitas empresas não contratam o autista por julgá-lo desajeitado, inútil e incompetente, quando na verdade muitos têm um excelente desempenho profissional e até têm situações em que são considerados os funcionários mais talentosos, (Melhore a progressão de ideias) além do mais um dos principais motivos de serem "cancelados" é o fato de terem hábitos repetitivos e restritivos e acaba sendo sentenciado como esquisito pela sociedade. (Reelabore a discussão apresentada)

(Boa estratégia coesiva) Por fim, são necessárias medidas exequíveis capazes de mitigar os desafios supracitados. Necessita-se que as instituições escolares, responsáveis pelas definições das matrizes curriculares, (Muito bem. Apresentou e fez detalhamento do agente) implementem melhoras nas escolas (Muito bem. Apresentou a ação), através de aulas que envolva mais a interação e o trabalho em equipe (Muito bem. Apresentou o meio), pois dessa forma terá mais socialização entre os estudantes (Muito bem. Apresentou a finalidade). Ademais a mídia, maioral em relatar fatos fiéis, poderia, por meio da divulgação de comerciais de TV e redes sociais, espalhar campanhas sobre o que é o Transtorno do Espectro do Autismo e a importância de inclusão dessas pessoas. Assim, a contemporânea sociedade brasileira se tornará o oposto do que foi mencionado por Beauvoir, longe de se habituar aos escândalos.

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Senti falta de um projeto de texto. Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200