Na série "Tudo Bem Não Ser Normal", da plataforma de streaming Netflix, o personagem Seng Tae possui autismo, (Ponto final) Após perder a mãe, é criado pelo seu irmão mais novo e viveram grande parte de suas vidas sozinhos, por isso Sang Tae possuía muitas dificuldades em se integrar socialmente com outras pessoas. Saindo da ficção, no Brasil também existem vários desafios para a integração de pessoas com autismo (Melhore a relação com o tema). Isso ocorre seja pela ineficiência do Estado em garantir os indivíduos afetados com esse transtorno nas escolas, seja pela falta de conhecimento da população em lidar com eles (Paralelismo sitático).
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é importante destacar a pouca eficiência do governo brasileiro em ofertar o estudo para pessoas com autismo. Segundo a Constituição federal de 1988, todos têm o direito à educação. Entretanto, esse termo não se torna totalmente garantido a pessoas com o transtorno do espectro do autismo (TEA), isso em decorrência da necessidade que eles possuem de ter um tratamento especializado por causa de suas dificuldades de se comunicar, e nas escolas -principalmente públicas- possuem poucos ou nenhum agente especializado responsável por cuidar desses alunos. Desse modo, percebe-se a ineficiência do Estado em garantir as melhores condições de estudo para esse público, o que com certeza dificulta a sua integração e precisa ser mudado. (Delimite e explore mais as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Segundamente Ademais, é necessário salientar o desconhecimento da população sobre o assunto como entrave. Em "Tudo Bem Não Ser Normal", em um dos episódios, Sang Tae conversa com uma criança sobre dinossauros e o pai da criança (Vírgula) ao não entender a situação e não perceber que ele tinha autismo, o agride (Construção confusa). Analogamente, na realidade, grande parte da sociedade brasileira não possui a compreensão sobre esse transtorno, por isso acabam considerando essas pessoas como "doidas" e os excluem do convívio em sociedade, dificultando ainda mais a integração desses indivíduos. Nesse sentido, nota-se a necessidade de uma melhor compreensão da sociedade acerca desse transtorno para evitar que essas pessoas sejam alijadas da participação social. (Reestruture as discussões apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas devem ser tomadas para superar os desafios para a inclusão de pessoas com autismo. Logo, o Ministério da Educação e Cultura -órgão responsável pela educação no país- (Muito bem. Apresentou e fez detalhamento do agente) deve, por meio de verbas públicas (Muito bem. Apresentou o meio), contratar mais funcionários especializados em educar pessoas com o TEA para as escolas (Muito bem. Apresenou a ação) sendo o número de responsáveis proporcional ao número de alunos com o transtorno, além de disponibilizar cartilhas nas redes sociais sobre com interagir e respeitar pessoas com autismo, isso com o objetivo de garantir a melhor educação e respeito da sociedade a esses indivíduos (Muito bem. Apresentou a finalidade). Fazendo isso, os desafios da integração serão mais fáceis de serem superados.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |