Desafios para inclusão nas escolas brasileiras - Banco de redações


Autismo: desafios para a inclusão

Enviada em: 20/08/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na série americana “The Good Doctor”, Shawn é um jovem doutor, portador do Transtorno do Espectro do autismo Autista (TEA), o qual se mostra um excelente profissional, mas o personagem acaba enfrentando sérios problemas de socialização e aceitação por parte de seus colegas de trabalho. Diante disso, o enredo americano expõe o notório desafio que as pessoas com autismo enfrentam para alcançar a inclusão nos ambientes da sociedade. (Melhore a progressão de ideias) É importante destacar que o ambiente escolar é um dos primeiros lugares de interação social do individuo, no entanto o processo inclusivo também se encontra enfraquecido no setor. Nesse sentido o problema se mostra fortificado devido à ineficiência legislativa e fraca presença familiar.

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é importante destacar a colaboração da ineficácia de leis para continuidade do impasse. John Locke, filósofo inglês, argumenta que “as leis fizeram-se para os homens e não para as leis”. Todavia o que é observável no cenário brasileiro são regimentos que não instiguem a inclusão de pessoas portadoras do TEA. Há falta de regulamento eficaz que invista na capacitação dos profissionais da educação para recepcionar e lidar da maneira correta com o grupo em questão. (Reestruture. Abordagem superficial)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Além disso, outra dificuldade é a desvaída presença familiar no ambiente escolar. O Estatuto da Criança e do Adolescente declara que a família tem o dever de assegurar à criança o direito à educação e ao bom convívio comunitário. Pais e responsáveis poderiam contribuir grandemente no detalhamento comportamental da criança ao professor(a), para que este tomasse o melhor caminho para a realização da inclusão (Reformule essa ideia). No entanto o que é visto é a falta de contribuição do grupo familiar, o qual acaba a deixar o dever totalmente nas mãos da escola. (Reestruture a discussão apresentada)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para a resolução do problema. Para esse fim é necessário ao Poder Legislativo investir na área da educação por meio da criação de emendas parlamentares, a fim de que os profissionais da educação possam ter um treinamento adequado para promoção da inclusão de autistas nos estabelecimentos educativos. O investimento pode, ainda, ser direcionado a projetos os quais contam com cursos e palestras de profissionais de conhecimento excepcional no segmento. Desta forma, com pequenos passos, a inclusão ganhará espaço.

Comentários do corretor


Evite uma argumentação limitada. Delimite e explore os argumentos com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200