"Ninguém respeita a Constituição, mas todos acreditam no futuro da Nação.". Analogamente (Vírgula) essa esta letra da banda Legião Urbana demonstra (Vírgula) de forma acrônica (Vírgula) a questão da inclusão de portadores de autismo em escolas, visto que o direito à educação previsto no artigo sexto da "Constituição Cidadã" é negligenciado, dificultando assim, (Sem vírgula) a sua universalização. Desse modo, faz-se imperiosa a análise dos fatores que consolidam este quadro, com foco na ineficácia governamental e no silenciamento social. (Muito bem. Formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em princípio, cabe analisar a falta de medidas governamentais acerca do problema. Conforme as ideias do filósofo contratualista John Locke, o Estado deve garantir os direitos fundamentais aos seus cidadãos por meio do "contrato social", porém essa conjuntura não é reverberada, na prática, já que, (Sem vírgula) a falta de investimentos em estratégias que oportunizem o trabalho dos profissionais especializados, (Sem vírgula) inviabilizam a educação de portadores de TEA. Logo, é preciso que o Estado cumpra com o "contrato social" como defende o pensador. (A discussão precisa ser mais articulada)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é importante ressaltar a falta de debate como impulsionador do problema. Djamila Ribeiro explica que é preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas, mas há um silenciamento acerca do silenciamento acerca da inclusão de portadores de autismo, pois, (Sem vírgula) pouco se fala sobre o tema nas mídias de massa e na escola, gerando desinformação na sociedade. Sendo assim, é inadmissível que este quadro continue a perdurar. (Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, a necessidade de intervir sobre o imbróglio. Cabe ao Poder Público (Muito bem. Apresentou o agente), por meio das verbas da União (Muito bem. Apresentou o meio), o investimento em profissionais especializados (Muito bem. Apresentou a ação) com o objetivo de proporcionar aos portadores de TEA uma educação de qualidade (Muito bem. Apresentou a finalidade). Paralelamente é preciso intervir no silenciamento presente no problema. Dessa forma, se consolidará uma sociedade onde os elementos contidos na Carta Magna são universalizados.
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto foram pouco exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |