Inclusão social vai muito além de colocar pessoas com diferentes necessidades para participar de atividades conjuntamente. É também necessário que o meio onde indivíduos especiais serão inseridos esteja preparado para recebê-los. Nesse sentido, no que concerne ao autismo, poucas escolas possuem a devida estrutura. Além disso, a sociedade brasileira ainda carece de informações e entendimento acerca do tema. (Melhore a contextualização do tema)
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, boa parte das escolas ainda é um ambiente hostil não só para crianças com autismo, mas para qualquer uma que fuja aos padrões da maioria. No caso do autismo, a situação fica ainda mais delicada pois faltam profissionais e educadores capacitados para lidar com esses indivíduos. Assim, faz-se necessário que as instituições educacionais forneçam programas de capacitação aos seus professores acerca do tema, ou que contratem um número mínimo de profissionais especializados para atuar em conjunto com os educadores. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a falta de conhecimento e familiaridade por parte da população também se reflete nas dificuldades para a inclusão. Muitas vezes as peculiaridades de um autista são vistas, pejorativamente, como meras frescuras (Reestruture essa discussão). É preciso que a população entenda que esses problemas, independentemente da intensidade, decorrem de um quadro patológico, que precisa ser analisado sob uma ótica mais sensível e empática. Além disso, é imprescindível que os pais estejam envolvidos com o cotidiano escolar dos filhos, e os conscientizem sobre as necessidades especiais de cada um, de modo a evitar casos de bullying e discriminação. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe a órgãos como o Ministério da Educação, responsável pelo sistema educacional nacional, instituir programas que visem aperfeiçoar a estrutura das instituições públicas e privadas para lidar com tais questões. Somado a isso, é importante que agentes midiáticos (Vírgula) como emissoras de TV aberta e sites de notícias (Vírgula) continuem ampliando o debate acerca do autismo, para que a população entenda a importância dessa questão na busca por uma sociedade mais humanitária e equânime. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |