Autismo e Inclusão - Banco de redações


Autismo: desafios para a inclusão

Enviada em: 03/08/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O autismo é um transtorno de desenvolvimento grave que acomete parte da população (Vírgula) impedindo esses de várias atividades sociais. No entanto, a inclusão dessas pessoas mostra ser um desafio que se torna cada vez mais necessário, visto que todos somos humanos  (Evite esse tipo de construção) com direitos iguais. Enfim, cabe se abrir a discussão da necessidade de inclusão e do combate ao preconceito presente, além de meios para se sanar tal entrave. (Reestruture as discussões iniciais)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro pronto ponto, é necessário a elaboração de uma maior inclusão das pessoas autistas na sociedade brasileira, sobretudo nas escolas. (Ideias fragmentadas) Pois, (Sem vírgula) esse é o ambiente fundamental para o desenvolvimento de qualquer indivíduo. Entretanto, a educação especial (Vírgula) prevista desde 2015 para o Brasil (Vírgula) ainda passa por desafios na garantia de um atendimento de qualidade. Isso mostra a real situação da inclusão do autismo na sociedade brasileira, que precisa ser mudada. (Abordagem limitada do tema)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Ademais, por outro lado, o preconceito ainda existente na sociedade nacional impede ainda mais a inclusão dessas pessoas na dinâmica social brasileira. Um dos exemplos de preconceitos é o fato de se achar que só na fase da infância que se descobre a condição autista, não sendo bem uma verdade (Vírgula) já que tem vários casos descobertos na fase adulta, como é o caso do advogado Fabrício Rayner, de 32 anos diagnosticado com um tipo leve da condição. (Melhore a apresentação da discussão desse parágrafo)

​​​​​​​(Reveja a estratégia coesiva) Nesse cenário preocupante, medidas precisam ser tomadas para sanar o problema. Então, o governo brasileiro em parceria com órgãos internacionais, (Sem vírgula) devem promover mais políticas de combate a esse quadro (Muito bem. Apresentou o agente e a ação), como a criação de programas de inclusão nas escolas e meios de diagnósticos desse mal (Muito bem. Apresentou o detalhamento). (Ideias fragmentadas) A fim Afim de que haja uma menor incidência desse mal para que aconteça uma maior inclusão do autismo ​​​​​​​ autista no Brasil. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade. A abordagem do tema está superficial. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200